XI Congresso Brasileiro de Farmácia Homeopática
A Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH), com apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF) realiza, de 7 a 10 de setembro, o XI Congresso Brasileiro de Farmácia Homeopática, em São Paulo. O evento tem abrangência multiprofissional e reunirá farmacêuticos, médicos, dentistas, veterinários e agrônomos, em torno do tema “Diferentes Profissionais, uma só Homeopatia”.
A presidente da ABFH, Amarilys de Toledo Cesar, ressalta a importância da Homeopatia na vida das pessoas, da aceitação pelos brasileiros, e como esta terapêutica pode ser usada no tratamento e na prevenção de doenças crônicas e agudas. “A Homeopatia contribui com a saúde de pacientes humanos, de animais de pequeno e grande porte, e é cada vez mais usada também na Agricultura”.
De acordo com Amarilys, a ideia de reunir diversos profissionais tem um sentido de abrir a discussão para além da Farmácia. Serão abordadas questões farmacêuticas, mas também questões que interessam aos médicos, dentistas, veterinários e agrônomos que atuam ou utilizam a homeopatia. “Queremos saber, inclusive, no que o farmacêutico ajuda e no que ele atrapalha na atividade do médico, do dentista e do veterinário homeopata”.
O evento será realizado nas modalidades presencial e a distância, sendo que as vagas presenciais são limitadas a 200 participantes. Quem optar pela participação online poderá assistir as palestras tanto durante como depois do congresso, de acordo com a disponibilidade de cada um. Há pacotes especiais para inscrições em grupo de estudantes ou de profissionais. Serão 10 palestras e um curso internacional.
Sobre a programação
No dia 7 de setembro, feriado nacional, estão previstas duas atividades: o Fórum de Ensino em Farmácia Homeopática; e a prova de títulos para farmacêutico especialista em homeopatia. Nos dias 8 e 9, haverá a participação de diversos profissionais para discutir questões como autismo e homeopatia, apresentações como organoterápicos, entre outros.
Está prevista uma assembleia eleitoral para mudança de diretoria, um espaço para posters, com trabalhos de pesquisadores e estudantes. Será lançado o segundo Prêmio de Incentivo à Pesquisa em Farmácia Homeopática, com um valor que ajuda bastante aos pesquisadores para o pagamento de técnicos, de matéria prima, e outras despesas com um trabalho de pesquisa.
Um espaço dedicado à saúde pública contará com a participação de representante do Ministério da Saúde (MS) para falar sobre os avanços da Homeopatia em 10 anos do programa nacional de Práticas Integrativas Complementares (PICs) e porquê esta área não evoluiu tanto. Além de uma exposição de Homeopatia na saúde pública, por farmacêuticos que fornecem esses medicamentos para a rede pública de São Paulo, assim como farmacêuticos que atendem nesses serviços.
No domingo, dia 10, a programação é apenas pela manhã, até às 13 horas, quando ocorre o Encontro Nacional de Farmácia Homeopática. “Esse encontro é mais voltado para as questões particulares da farmácia homeopática. Nós elaboramos há alguns anos, numa época em que não tínhamos a farmacopeia homeopática atualizada, e que nos representava de fato, o manual de normas técnicas para a farmácia homeopática. Esse manual, paralelo a farmacopeia, já teve muita importância numa época em que ela estava inadequada, e agora está um pouco desatualizado. Então, nós trabalharemos nesta atualização, com coisas que não estão contempladas pela farmacopeia, questões mais práticas da nossa atuação”, explica Amarilys.
Mais informações e incrições: www.congressohomeopatia.com.br
Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas