Você sabe a importância do Dezembro Vermelho e Laranja?
O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) informa que o mês de dezembro é dedicado a campanha Dezembro Vermelho na conscientização para o tratamento precoce da Aids e de outras infecções sexualmente transmissíveis. Além disso, tem a campanha Dezembro Laranja na prevenção ao câncer de pele.
A campanha Dezembro Vermelho tem como objetivo chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. O período escolhido para a campanha foi em razão do Dia Mundial de luta contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro.
Você sabe o que é o HIV? Esta é a sigla em inglês para o Vírus da Imunodeficiência Humana, que vem sendo estudado há quase 40 anos e, com o avanço da ciência, tem dado às pessoas soropositivas (que possuem o vírus) uma vida plena com medicações que inibem a manifestação da Aids, que é a doença decorrente do vírus.
De acordo com a coordenadora técnica do Programa IST AIDS e Hepatites Virais, Mariella Padilha, em Cuiabá tem cerca de 5 mil pessoas cadastradas no Serviço de Assistência Especializado (SAE). Destas, aproximadamente 3500 são soropositivas e fazem tratamento contínuo e humanizado. “Nós temos a unidade do SAE no bairro Novo Terceiro e em agosto deste ano passamos a contar com mais uma unidade, que fica na Clínica da Família no CPA 1. Deste modo ampliamos o serviço de assistência especializada para os pacientes da capital”, concluiu.
O Unaids, programa das Nações Unidas, estima que em 2019, semanalmente, cerca de 6 mil jovens entre 15 a 24 anos foram infectados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) no mundo. Cerca de 1,7 milhões são crianças, menores que 15 anos.
Os estudos e dados do programa global, estima que quase 2 milhões de pessoas no mundo não conhecem o próprio estado sorológico. Portanto podem estar convivendo com o vírus no organismo.
Cerca de 37,9 milhões de pessoas vivem com o vírus e 770 mil pessoas morrem em decorrência de doenças relacionadas à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), de acordo com dados estimados em 2018.
Os sintomas da aids
Dificilmente aparecem sinais significativos da doença logo após a infecção pelo HIV. Depois de um período, que em geral varia de três a seis semanas, podem surgir sintomas iniciais e não específicos, como:
Febre e mal-estar que lembram uma gripe
Fraqueza
Diarreia
Gânglios aumentados
No entanto, após um tempo da invasão do HIV, consequências mais graves dão as caras:
Perda de peso
Anemia
Perda de memória e dificuldade de concentração
Doenças oportunistas (hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose, candidíase e sarcoma de Kaposi, um tumor de pele).
Já a campanha Dezembro Laranja, foi criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia com o objetivo de prevenir o câncer de pele, que é o tumor de maior incidência no Brasil.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022 aponta que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer, sendo que deste total, 177 mil correspondem a novos casos de melanoma.