Vice-presidente do CRF-MT participa do VII Encontro de Conscientização sobre a Doação de Medula Óssea e o III Encontro Hematológico e Hemoterápico Mato-grossense
A vice-presidente do CRF-MT, Dra. Cristina Reis participou na manhã desta quinta-feira (25.05) da abertura do VII Encontro de Conscientização sobre a Doação de Medula Óssea e o III Encontro Hematológico e Hemoterápico Mato-grossense.
A Dra. Cristina Reis explica que a doação de medula óssea possibilita que pacientes que não têm doadores disponíveis ou compatíveis na família possam fazer o transplante de medula óssea (TMO), procedimento indicado para o tratamento de várias doenças hematológicas, oncológicas e autoimunes. “Infelizmente o medo e a falta de informação ainda precisam ser superados e a doação de medula óssea é um grande tabu! Muitas pessoas confundem medula óssea com medula espinhal e ficam com medo de doar”.
De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, o evento tem como objetivo multiplicar e informar os profissionais sobre a importância da doação de medula óssea e dos processos técnico-científicos que envolvem as doenças hematológicas, qualificando todos os envolvidos na captação.
“A iniciativa também tem como meta aumentar o número de doadores de medula óssea em Mato Grosso. No Estado já existe a Lei Estadual nº 9.807/2012, que criou a Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea, celebrada ao final do mês de maio”, salientou Zanela.
A Dra. Cristina Reis aproveitou para agradecer ao Hemocentro pelo convite e parabenizar pela qualidade do evento. “Realmente foi um evento maravilhoso, extremamente rico”.