Vem aí outra importante discussão das propostas para reformulação das diretrizes curriculares dos cursos de farmácia
Por: LUIZ PERLATO
Fonte: CRF-,MT
Na ocasião serão escolhidos os delegados de Mato Grosso para o Fórum Nacional que acontecerá em outubro, em Brasília.
Na próxima quarta-feira (23) , juntamente com as entidades farmacêuticas e a comunidade acadêmica, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) irá discutir propostas para a reformulação das diretrizes curriculares nacionais dos cursos de farmácia. O evento ocorrerá no Auditório do Conselho, durante todo o dia 23.
A questão do ensino farmacêutico já vem sendo discutida pelo CRF-MT há muito tempo. Num primeiro momento foram convidadas todas as entidades farmacêuticas e as faculdades de farmácia para discutir sobre as dificuldades do ensino farmacêutico.
Depois disso o Conselho participou de um movimento nscional onde a maioria dos Estados organizou fóruns estaduais para discutir o ensino farmacêutico, e Mato Grosso realizou um dos maiores fóruns. A abertura contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Walter Jorge.
“Foram dois dias de intenso debate, com mais de 100 participantes, e as nossas propostas foram levadas, assim como as dos outros Estados, para o Congresso Brasileiro de Ensino Farmacêutico (Cobef), ocorrido em Salvador-BA em junho deste ano”, relatou o presidente do CRF-MT, Alexandre Henrique Magalhães.Houve também um encontro de professores e farmacêuticos clínicos, em Gramado-RS. Mato Grosso não participou desse evento, mas foi um encontro nacional.
Todas as propostas foram consolidadas pela Comissão de Ensino do Conselho Federal de Farmácia (Comensino), pela Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do Conselho Federeal (CAEF), e pela Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico (ABEF).
Na sequência, foi feito um consolidado das propostas oriundas do Cobef, que agora retornou aos Estados para que eles façam a análise.
“Em função disso o CRF-MT chamou a presidente da Comissão Assessora de Ensino Farmacêutico do CRF-MT (CAEF/MT), Donata Norman Paulino Brandão Silva, e a representante da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF) em Mato Grosso, Professora Ângela Nolasco.
Durante essa reunião, ocorrida no Conselho no dia 9 de setembro, foi marcado para o dia 23 de setembro o encontro das entidades para debater as propostas e encaminhar sugestões. Será a segunda etapa do Fórum Estadual, e foram convidadas todas as entidades farmacêuticas de Mato Grosso, todas as faculdades de farmácia do Estado e todos os conselheiros regionais, além do conselheiro federal e representantes acadêmicos, bem como todos os professores da comissão organizadora do primeiro fórum.
O presidente do CRF-MT destaca que este evento estará aberto à participação de qualquer professor, qualquer acadêmico e qualquer profissional ou membro da comunidade científica. “São os profissionais que conhecem as dificuldades do dia a dia”, ressalta Alexandre Magalhães, complementando que no dia 23 de setembro será feita a análise do consolidado das propostas do Cobef, com a possibilidade de alteração, exclusão ou inclusão de propostas.
“O objetivo final disso é subsidiar o Conselho Federal de Farmácia, junto com a ABEF, para que seja discutido com o Ministério da Educação sobre a possibilidade de alteração da diretriz curricular nacional para os cursos de graduação em farmácia.Temos que discutir o consolidado das propostas. Nessa reunião do dia 23 também escolheremos os representantes de Mato Grosso para participar do Fórum Nacional, que acontecerá em outubro, em Brasília”, concluiu o presidente do CRF-MT.
Nesse dia 23 serão escolhidos os delegados de Mato Grosso de acordo com as regras que foram enviadas para o Conselho Regional.