Vacina contra Meningite para pré-adolescentes de 11 a 12 anos passa a fazer parte do calendário de rotina anual
A Meningo ACWY que no sistema particular podem chegar a R$ 500 cada dose estará disponível no SUS o ano todo
OZIANE RODRIGUES
A vacina Meningo ACWY que protege contra a Meningite Menincocócita e infecções generalizadas passam a fazer parte do calendário de vacinação anual do Sistema Único de Saúde – SUS para adolescentes de 11 a 12 anos a partir deste mês de abril.
A disponibilização das doses de reforço para este público alvo considerou, segundo o Ministério da Saúde, a mudança na epidemiologia da meningite com aumento dos casos da tipologia W. De acordo com o coordenador de Programas Estratégicos de Cuiabá, Wellington Assunção, na prática o SUS oferecia a vacina contra meningite C, mas essa nova vacina deverá substituí-la, cobrindo, além desta, mais dois tipos de sorologia a W e a ACWY. Estas últimas, compreendem a forma mais grave da doença, especialmente nesta faixa etária.
“O Ministério da Saúde considerou os estudos que apontaram um aumento dos casos da Meningiteo tipo W nos adolescentes. A maioria dos acometidos desenvolveu a Meningite meningocócica que é uma forma grave de meningite bacteriana, altamente contagiosa, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo. Por essa razão, optou-se pelo reforço”, explicou Assunção.
Com a liberação das doses de rotina, que estavam paralisadas sob determinação do Ministério da Saúde, a Meningo ACWY que é dispensada no sistema particular com custos que podem chegar a R$ 500 cada dose, estará à disposição da população cuiabana em todos os postos de saúde (exceto os que estão em reforma).
A exemplo das demais doses que fazem parte do calendário de rotina, o reforço contra meningite estará à disposição o ano todo, não necessitando imediato comparecimento nas unidades de saúde apenas para este fim.
Ascom da Prefeitura de Cuiabá