Solenidade de juramento e entrega de carteiras, momento emocionante e significativo no começo da profissão farmacêutica
Entrar na universidade é uma conquista e sair graduado é outra ainda maior, mas depois da graduação tem outro desafio, que é o início da carreira profissional, e para os Farmacêuticos esta fase começa com o registro junto ao Conselho Regional de Farmácia e o recebimento da Carteira Profissional. É um momento em que os profissionais fazem um juramento e assumem responsabilidades perante a sociedade. Duas Farmacêuticas que participaram da solenidade de entrega de carteiras do CRF-MT nesta segunda-feira (25/06) explicaram o que representou, para elas, este momento profissional.
Nas palavras da farmacêutica Rafaella Utsch Matos, um dos momentos mais emocionantes da solenidade de entrega de carteiras foi o juramento. “Foi bem emocionante porque, afinal, foram cinco anos de caminhada, e esta é uma profissão que eu almejava muito na minha vida. Receber agora o certificado, o registro da profissão farmacêutica é também uma responsabilidade muito grande, pois, como o nosso Presidente (Alexandre Magalhães) nos disse, temos em nossas mãos a vida de outras pessoas. Saio daqui com uma responsabilidade muito grande em fazer o melhor pela sociedade”.
Rafaella Matos falou manifestou também o pensamento dela sobre o CRF-MT. “Para mim o CRF-MT é um órgão sério e muito ético. Fiscalizar o exercício profisisonal em todos os ramos da profissão não é uma missão simples, pois sabemos que a profissão farmacêutica tem mais de 130 especialidades em que o farmacêutico pode atuar. O Conselho Regional de Farmácia é um órgão sério, e por isso temos que procurar atuar corretamente para não ser prejudicado de nenhuma maneira”.
Para a Farmacêutica Pamela Cristina de Lima Rhoden, o recebimento da carteira profissional foi uma passagem muito importante em sua vida profissional. “É o fim de um período e o início de uma nova fase na profissão, com o juramento e o recebimento da carteira profissional”, disse ela, que já atua como farmacêutica numa farmácia de manipulação, desde a colação de grau, em fevereiro, e a inscrição no CRF-MT, mas continua investindo nos estudos. “Eu já faço pós-graduação em Farmácia Clínica e pretendo prosseguir estudando, porque acho que você se renovar como profissional e buscar sempre conhecimentos vai agregar à profissão e vai fazer bem pra sociedade. Quanto mais conhecimento, melhor para atender à população”, concluiu.