Rio de Janeiro sediará, nesta sexta-feira e sábado, o II Encontro de Sindicatos Farmacêuticos
Por: Luiz Perlato
Fonte: CRF-MT
O presidente do CRF-MT participará do encontro e irá compor uma mesa sobre trabalho farmacêutico decente
O presidente do CRF-MT, Alexandre Henrique Magalhães, que se encontra no Rio de Janeiro, onde está participando da Oficina Regional daquele Estado, também irá participar do II Encontro Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Sindicatos Farmacêuticos – Rio de Janeiro, nos dias 19 e 20 de setembro de 2014.
Alexandre fará parte da abertura do encontro e, no sábado à tarde, integrará a mesa sobre trabalho farmacêutico decente, em que será um dos encarregados pelos comentários, juntamente com a também diretora da Fenafar Junia Dark.
O representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), José Ribeiro, será o palestrante sobre o tema e falará sobre os desafios e as perspectivas para a profissão farmacêutica sob a ótica do trabalho decente, com a coordenação de Caroline Junckes.
O Encontro será realizado no mesmo local da Oficina PNAF-RJ e tem início previsto para as 17h, logo após o encerramento da Oficina. A abertura do evento contará com a participação do diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, que deverá fazer uma análise de conjuntura, sendo que a mesa de abertura deverá ser composta pelo presidente da Fenafar, diretores regionais e demais representantes de entidades farmacêuticas.
Outro destaque da programação será a palestra de sábado de manhã, a partir das 8h30, sobre a valorização do trabalho farmacêutico no serviço público e no setor privado.
Entre os temas abordados constam planos de cargos, carreiras e salários, mesas de negociação, qualificação do SUS, estratégias de negociação e campanha salarial.
O encontro terá ainda uma palestra do representante do Sinfarmg Rilke Novato Públio, sobre a medicalização dos conflitos sociais. Esta palestra está prevista para as 15h15 de sábado, e no fechamento do evento haverá a apresentação do resultado das oficinas e demais encaminhamentos, bem como a apresentação da Carta do Rio de Janeiro.