Reunião com Secretário de Saúde de Barra do Garças
Um dos assuntos discutidos foi a Assistência Farmacêutica da cidade de Barra do Garças, a qual a dispensação de medicamentos na Atenção Básica não é feito por um Farmacêutico.
Clique para ver a galeria de imagens
No último dia 16 de maio pela manhã, Diretores do CRF-MT e da FENAFAR, juntamente com a Fiscal e Coordenadora da Seccional do CRF-MT em Barra do Garças, se reuniram com o Secretário de Saúde do Município, Sr. Adalberto Metello e com parte de sua equipe.
O CRF-MT foi representado pelo Presidente Alexandre Henrique Magalhães, pelo Tesoureiro Geral Ednaldo Anthony Jesus e Silva e pela Fiscal e Coordenadora da Seccional Valéria Kátia Gardiano. A FENAFAR (Federação Nacional dos Farmacêuticos) foi representada pela Diretora de Organização Sindical Débora Raymundo Melecchi. Na pauta, a Assistência Farmacêutica da Cidade, onde os representantes do CRF-MT e da FENAFAR expuseram suas preocupações com o atendimento feito à população, onde, no que diz respeito aos medicamentos, não é feito por profissional qualificado e habilitado, ou seja, pelo Farmacêutico, na Atenção Básica.
Além das questões legais envolvidas, as entidades deixaram claro para o Gestor que a saúde da população está em risco e que a presença do farmacêutico, com certeza, somente trará benefícios tanto para o cidadão quanto para a Gestão, pois com a atuação do farmacêutico haverá certamente uma economia para os cofres públicos, pois haverá um melhor controle dos produtos, melhor atendimento à população diminuindo as recidivas de doenças, ou seja, as entidades deixaram claro que a contratação de farmacêutico não é despesa e sim investimento. Investimento na qualidade de atendimento à população.
Por fim, o Presidente do CRF-MT explicou e lembrou ao Gestor sobre as questões legais envolvidas, principalmente sobre a dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial (definidos na Portaria SVS/MS nº 344/98) que devem ser feitas exclusivamente por Farmacêuticos. Explicou ainda sobre os procedimentos necessários junto ao CRF-MT e informou ao Secretário de Saúde que órgãos públicos são isentos de anuidade junto ao Conselho.
Tanto o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso quanto a Federação Nacional dos Farmacêuticos se colocaram à disposição do Secretário e de sua Equipe para ajudar na melhoria da assistência farmacêutica no Município.