Representante da SBFFC em Mato Grosso fala dos benefícios que a criação de uma regional desta entidade representa para os mato-grossenses
No início deste mês Mato Grosso ganhou mais uma sociedade científica do segmento farmacêutico. Trata-se da regional da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácia Comunitária (SBFFC), cujo representante no Estado é o vice-presidente do CRF-MT, Luis Fernando Köhler. Farmacêutico generalista formado pela Universidade de Cuiabá (UNIC) em 2009
, especialista em Farmacologia e Farmácia Clínica (AJES) desde 2018 e atuando também como farmacêutico comunitário já há vários anos, o representante da SBFFC-MT explica qual é a área de atuação desta entidade e os benefícios da sua vinda para Mato Grosso.
1- O senhor pode nos apresentar a Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC)?
A Sociedade foi criada no dia 03 de abril de 2009, em Bento Gonçalves (RS), a partir do ideal comum de um grupo de farmacêuticos de vários estados brasileiros, os quais, preocupados com a situação da farmácia comunitária no Brasil, resolveram organizar um movimento de suporte e apoio aos farmacêuticos que atuam nas drogarias e farmácias comunitárias.
Em outras palavras, a entidade abraça o desafio do maior segmento farmacêutico brasileiro, representado pelas farmácias e farmacêuticos que atendem à comunidade, que é desenvolver com excelência as boas práticas farmacêuticas, o cuidado farmacêutico ao paciente e a orientação à reestruturação do varejo farmacêutico para o cumprimento do seu relevante papel junto à sociedade.
2- Qual a importância de termos uma Regional da entidade aqui em Mato Grosso?
A SBFFC tem a sua sede em Brasília, sendo atualmente presidida pela farmacêutica Sueza Abadia de Souza Oliveira, mestre em Saúde Coletiva e farmacêutica comunitária. A expansão, através da abertura de novas diretorias regionais ou mesmo de representações regionais, é uma das metas da entidade. Até então a SBFFC estava presente em 11 estados, e no último dia 09 de maio lançamos a representação Regional em Mato Grosso. Isso contribuirá para fomentar o debate e as discussões relevantes do segmento de farmácias comunitárias.
3- Quais são os planos do senhor como representante da instituição em Mato Grosso?
Como representante da SBFFC, que representa o maior segmento farmacêutico farmacêutico do Brasil, tenho como meta trazer pra Mato Grosso os cursos da entidade buscando fortalecer o setor de farmácia comunitária, bem como fortalecer a SBFFC, com apoio do Conselho Regional de Farmácia -CRF/MT e de todas as entidades de classe do Estado.
4- E qual é o seu contato?
https://www.sbffc.org.br/site/faleconosco/