Web aula da semana: que tal saber um pouco mais sobre um dos temas mais importantes na Assistência Farmacêutica?
O farmacêutico da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) e gestor estadual do Sistema Horus, Felipe Winck do Nascimento, ministrará uma palestra sobre a Portaria 1554/2013, que dispõe sobre este assunto no âmbito do componente especializado.
A importância da palestra, para os farmacêuticos, é o conhecimento do componente especializado da assistência farmacêutica, tendo em vista que dá entendimento sobre tal componente. E o palestrante vai passar também informações sobre como os prescritores podem regular isso para que os pacientes sejam melhor atendidos na farmácia. “Tudo vai depender de quem recebe o paciente, pra que a gente preste um serviço melhor, e mostrar o que a gente tem de disponível no âmbito da assistência farmacêutica para o componente especializado”, explica ele.
A palestra é direcionada a prescritores, médicos, profissionais farmacêuticos, servidores públicos dos escritórios regionais de saúde e servidores públicos do município que atendem ao componente especializado da assistência Farmacêutica (gestores). Ela vai ser ministrada como matéria-aula pelo portal do telessaúde, que é o www.telessaude.mt.org.br
Portanto, os interessados devem se inscrever por lá, onde tem um link bastante simples para acessar.
SAIBA MAIS
Para qualificar a gestão da Assistência Farmacêutica nas três esferas do SUS, e contribuir para a ampliação do acesso aos medicamentos e da atenção à saúde prestada à população, o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS) apresenta o HÓRUS – Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica. Esse sistema foi inicialmente desenvolvido por meio da parceria estabelecida em 2009 entre DAF/SCTIE, a Secretaria Municipal de Saúde de Recife (SMS/PE), a empresa Pública de Informática de Recife (Emprel), o Departamento de Informática do SUS (DATASUS/SE), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).
Em Mato Grosso, a Secretaria Estadual de Saúde implantou o sistema em 2016, e até hoje ele é usado, tanto no âmbito dos componentes básicos da assistência farmacêutica estratégico e especializado. Ele tem um curso gratuito, hoje, disponibilizado pela Fiocruz junto com o Datasus, com uma carga horária de 10 horas. A Secretaria Estadual de Saúde faz o acompanhamento e presta assessoria para os municípios que querem ter o sistema gratuitamente.