Primeira plenária de 2015
Por: Luiz Perlato
Fonte: CRF-MT
Um dos destaques da plenária inaugural em 2015 foi a posse do novo conselheiro, Wendel de Sala Campos.
O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso (CRF-MT) promoveu ontem (26), a primeira plenária de 2015. O conselheiro Fábio dos Santos Souza, que era suplente, assumiu como conselheiro titular, e teve início o mandato do conselheiro Wendel de Sala Campos, que assumiu como conselheiro eleito na última eleição. José Ricardo, que se licenciou do quadro de conselheiro do CRF-MT por ter sido eleito conselheiro federal, também participou da plenária durante a manhã, e falou, dentre outras coisas, de sua nova atribuição, como conselheiro federal de farmácia por Mato Grosso.
Os novos conselheiros receberam as boas vindas do plenário, que desejou muito sucesso a todos em 2015, especialmente ao novo conselheiro federal. Fábio dos Santos Souza agradeceu pela efetivação no cargo de conselheiro e, como os demais conselheiros e toda a diretoria, colocou-se à disposição de Wendel para qualquer eventualidade ou esclarecimento de dúvida.
Wendel de Sala Campos já teve início nas comissões de ética dentro do CRF-MT, que, segundo ele, foi como uma escolinha onde ele pôde aprender o ‘bê a bá’ do Conselho. “Então, eu já tenho algumas noções, como membro de comissão de ética, onde tive participação muito ativa. Teve uma evolução muito grande do Conselho através dessas comissões de ética, onde alguns processos já foram julgados muito mais rapidamente, fazendo com que alguns profissionais farmacêuticos entendessem a postura ética dentro do estabelecimento de farmácia como proprietário e como funcionário de drogarias. É preciso ter essa conscientização que eles também têm que estar presente, para dar uma boa qualidade na saúde das pessoas que lá se apresentam em busca de assistência farmacêutica”.
Para Wendel, se tivesse que ser estabelecida uma nota de zero a 10 para o CRF-MT, a nota dele pelo empenho da atual diretoria seria de pelo menos 8,5. “Ainda falta muita coisa para a gente alcançar, mas essas gestões, desde à época do José Ricardo e do Alexandre, têm tido um grande volume de trabalho, e por outro lado vêm trabalhando com muita seriedade e determinação, em relação a CRF, a estrutura, a fiscalização, enfim. Isso vem levando ao alcance de um crescimento que nunca teve, até então. Além disso eu também sou um profissional proprietário de farmácia e farmacêutico, e percebo esse crescimento, através da atuação do Conselho, inclusive dentro do meu estabelecimento”, disse ele.
Durante a manhã a plenária boa parte do tempo destinada aos informes, incluindo a plenária do Conselho Federal e a colação de grau de 60 novos farmacêuticos em Barra do Garças, na semana passada, quando o presidente do CRF-MT participou da solenidade como paraninfo da turma de farmácia. Juntamente com outro diretor do Conselho, Ednaldo Anthony de Jesus e Silva, Alexandre Magalhães aproveitou a viagem a Barra do Garças para manter contato com farmacêuticos e empresários da região do Vale do Araguaia e saber deles as suas necessidades junto ao Conselho. Os diretores também informaram da reunião que tiveram com os funcionários da seccional de Barra do Garças, também com o objetivo de identificar as dificuldades deles no desempenho de suas atividades.
Durante a plenária o presidente do CRF-MT anunciou que uma das metas do Conselho para 2015 é a contratação de mais um farmacêutico-fiscal, para atender à seccional de Rondonópolis, que ainda não tem nenhum fiscal.