Previna-se do câncer de mama. Abrace a campanha Outubro Rosa
ATENÇÃO, FARMACÊUTICO!
Neste mês de outubro, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso (CRF-MT) orienta a classe farmacêutica para abraçar a campanha de conscientização do Outubro Rosa, que tem como objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Clique aqui e conheça as ações em destaque: https://bit.ly/2IB8MAA
O controle do câncer de mama está previsto no Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil. Faça a sua parte. Como profissional da saúde, oriente e informe a população sobre autoexame e formas de tratamento.
O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. Políticas públicas nessa área vêm sendo desenvolvidas no Brasil desde os anos 80 e foram impulsionadas pelo Programa Viva Mulher, em 1998. O controle do câncer de mama é hoje uma prioridade da agenda de saúde do país e integra o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, lançado pelo Ministério da Saúde, em 2011.
O câncer pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – Inca, em 2017, mais de 21 mil mulheres tiveram câncer de mama no Brasil. Já neste ano, a estimativa é de que 59.700 novos casos sejam diagnosticados.
Segundo o Instituto, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente, após os 50 anos.
Estatística
Em 2018, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é o registro de 59.700 novos casos, somente em mulheres. Em Mato Grosso, os dados oficiais apontam 680 novos casos, sendo 220, em Cuiabá. Os homens também podem ter a doença, mas, o índice representa apenas 1% do total.
Prevenção
Manter hábitos saudáveis é a melhor forma de prevenir o câncer de mama que inclui alimentos não gordurosos, atividade física regular, pouca ingestão de bebidas alcoólicas e o não uso de cigarro. A amamentação também é considerada um fator protetor, é o que indica o Instituto Nacional de Câncer.
A detecção do câncer de mama nas etapas iniciais aumenta as chances de cura. Por isso, é importante fazer o autoexame e o exame clínico das mamas, feito por um profissional treinado. Os médicos recomendam a primeira mamografia entre 30 e 35 anos. Por volta dessa idade começam a ocorrer as primeiras transformações hormonais na mulher.
O uso da mamografia associado ao ultrassom garante 97% de acerto nos diagnósticos de câncer de mama.