Presidente do CRF-MT tem audiência com promotor de justiça a respeito da vacinação dos farmacêuticos
Nesta quarta-feira (17.03), o presidente do CRF-MT teve uma reunião com o promotor de justiça, Alexandre Guedes da 7ª Promotoria de Justiça Cível, para tratar sobre a vacinação dos farmacêuticos no município de Cuiabá. Devido a notificação recomendatória nº 007/2020, a Prefeitura Municipal de Cuiabá vem vacinando em primeiro lugar, os trabalhadores da saúde que se encontram na linha de frente da Covid-19.
O presidente do CRF-MT, Iberê Ferreira da Silva Junior explica que a diretoria está acompanhando desde o início da campanha de vacinação para que todos os farmacêuticos sejam vacinados. “Enviamos ofícios para as 141 Secretarias Municipais de Saúde de todo Estado, cobrando que os profissionais da Farmácia sejam vacinados e que o Plano de Vacinação Nacional e Estadual sejam cumpridos”, disse.
O promotor de justiça, Alexandre Guedes, da 7ª Promotoria de Justiça Cível esclarece que na notificação recomendatória não foi mencionada a categoria farmacêutica. Porém, a notificação foi embasada na classificação de risco e os grupos vulneráveis que estão os profissionais da saúde.
“Não foi solicitado pelo Ministério Público o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES). Isso, foi a forma que a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá encontrou para fazer a seleção destes profissionais da saúde. O MP vem trabalhando para que haja um consenso e que todos os profissionais que trabalham na linha de frente sejam imunizados”, afirma o promotor.
Iberê ressalta que nesta quinta-feira (18.03), o CRF-MT juntamente com o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Mato Grosso (Sincofarma) e Sindicato dos Farmacêuticos de Mato Grosso (Sinfar) irão realizar uma reunião com a secretária de saúde de Cuiabá, Ozenira Félix Soares de Souza para tratar sobre a vacinação dos farmacêuticos que não possuem o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
A diretoria do CRF-MT continua trabalhando e cobrando dos 141 municípios de Mato Grosso para que todos os farmacêuticos sejam vacinados contra a Covid-19. Já que a categoria está inserida no grupo prioritário dos profissionais da saúde, conforme reiterou o Ministério da Saúde (MS) em ofício enviado às Coordenações Estaduais de Imunizações. Clique aqui para ler o ofício do Ministério da Saúde