Presidente do CRF-MT ministra palestra em Teresina, no Piauí
Por: Luiz Perlato
Fonte: CRF-MT
As despesas da participação ficarão por conta dos organizadores do seminário. O tema da palestra do presidente do CRF-MT será ‘os 10 anos da política nacional da assistência farmacêutica no Brasil’.
Nesta sexta-feira (24) o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso (CRF-MT), Alexandre Henrique Magalhães, encontra-se em Teresina-PI, onde está sendo realizado o I Seminário Multiprofissional Sobre Uso Racional de Medicamentos: Judicialização e a Assistência Farmacêutica no SUS. Durante o seminário ele irá ministrar uma palestra sobre os 10 anos da política nacional da assistência farmacêutica no Brasil.
A participação do presidente do CRF-MT neste evento não acarretará em nenhum custo para o Conselho, porque as despesas foram custeadas pelos promotores do seminário.
Quem está organizando o evento é a Diretoria de Unidade de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com o Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Piauí e com o Conselho Estadual de Saúde do Piauí, e com o apoio do Conselho Federal de Farmácia, Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal.
Com o avanço da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, muitos estados tem realizado debates sobre esse tema. A Diretoria de Unidade de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com o Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Piauí e com o Conselho Estadual de Saúde do Piauí decidiram realizar o I Seminário Multiprofissional Sobre Uso Racional de Medicamentos: Judicialização e a Assistência Farmacêutica no SUS, com o intuito de abranger os conhecimentos do Piauí sobre essa temática.
O objetivo dos organizadores é abranger os conhecimentos do Piauí sobre a temática, tendo em vista que, com o avanço da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, muitos estados tem realizado debates sobre esse tema.
Realizado no auditório do curso de Farmácia da UFPI, o seminário tem a seguinte programação:
8h – Mesa de abertura
9h – Palestra: A Judicialização da Saúde, Uso Racional de Medicamentos e Ética – Palestrante: Prof. Augusto Gonçalves de Abrantes
11h – Palestra: Avaliação Econômica em Saúde: Avaliação de Custos e Avaliação de Custo-fetividade – Palestrante: Prof. Msc. Ana Clara de Sousa Tolentino
12h30 – Intervalo para almoço
14h – Mesa-redonda: Judicialização e Inovação Tecnológica em Saúde
15h30 – 10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) – Palestrante: Farm. Alexandre Henrique Magalhães
17h – Oficina: A Contribuição do Controle Social para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos