Presidente do CRF-MT, Dr. Luís Köhler, visita o secretário do ERMAT, ex-deputado federal Leonardo Albuquerque, para discutir questões cruciais para a categoria farmacêutica
Nesta quarta-feira (22.11) o presidente do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT), Dr. Luís Köhler visitou o secretário do Escritório de Representação do Estado de Mato Grosso (ERMAT) em Brasília-DF, Dr. Leonardo Albuquerque para abordar alguns temas de grande relevância para a categoria farmacêutica e para a saúde em Mato Grosso.
A visita teve como principal objetivo discutir estratégias para a aprovação do Piso Salarial do Farmacêutico, uma demanda há muito tempo aguardada pela classe profissional. O Dr. Luís Köhler expressou a importância de estabelecer um patamar salarial que condiz com a complexidade e responsabilidade da profissão farmacêutica, promovendo, assim, melhores condições de trabalho e valorização do profissional.
“A valorização do profissional farmacêutico é essencial para garantir uma atuação eficaz na promoção da saúde. Estamos aqui não apenas para defender os interesses da categoria, mas para contribuir efetivamente na construção de um sistema de saúde mais robusto e eficiente em Mato Grosso. A aprovação do Piso Salarial do Farmacêutico é um passo fundamental nesse processo”, disse o presidente.
Além disso, os representantes também dedicaram parte da reunião para abordar a questão da saúde em Mato Grosso. Diante dos desafios enfrentados pelo sistema de saúde no estado, Dr. Luís Köhler e Leonardo Albuquerque exploraram possíveis iniciativas e parcerias que poderiam ser implementadas para aprimorar o atendimento à população.
Durante a reunião, o ex-deputado federal e atual secretário do ERMAT, Dr. Leonardo Albuquerque, ressaltou a importância da colaboração entre o órgão representativo do estado e o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT). “A parceria entre o ERMAT e o CRF-MT é fundamental para alinhar esforços em prol da saúde em nosso estado. Estamos comprometidos em trabalhar juntos para superar desafios e promover melhorias significativas na categoria farmacêutica e, consequentemente, na qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população”.
A troca de ideias e informações durante o encontro evidenciou o comprometimento de ambas as partes em buscar soluções que beneficiem não apenas os farmacêuticos, mas também a comunidade como um todo. O diálogo entre o CRF-MT e o ERMAT reforça a importância da colaboração entre entidades representativas e órgãos governamentais para promover melhorias significativas no setor da saúde.
Sobre o ERMAT
O Escritório de Representação de Mato Grosso (ERMAT) em Brasília tem uma atuação intensa na capital federal, especialmente pelo atendimento ao governador, secretários de Estado e outros dirigentes públicos. O ERMAT assegura apoio logístico, administrativo e institucional a todos que chegam para encaminhar assuntos de interesse do Estado, além de ter uma atividade própria, muito diversificada.
Um desses serviços prestados pelo Ermat é o convênio entre a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso e o Hospital Sara Kubitschek, chamado Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Pelo TFD, pacientes são trazidos para tratamento no hospital, que garante ainda hospedagem para os eventuais acompanhantes.
“É um serviço que eu acho da maior relevância. O Hospital é uma referência no mundo na área de ortopedia. Funciona da seguinte forma: a secretaria de Saúde comunica ao Ermat que tem um paciente vindo para ser atendido no Sara (Kubitschek). O motorista do escritório pega a pessoa no aeroporto e leva ao hospital. Quando o paciente recebe alta o levamos de volta ao aeroporto”, explica o secretário.
Além disso, o Ermat também faz acompanhamentos de processos jurídicos de interesse do Estado em órgãos como o Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunal de Contas da União (TCU), projetos nos ministérios e outros órgãos públicos até matérias de interesse do Congresso Nacional.