Plenário do CRF-MT aprova deliberação para Comenda do Mérito Farmacêutico
O Plenário do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) aprovou, em Sessão Ordinária realizada em 21 de julho, a Deliberação nº020/2022, que dispõe sobre a criação e regulamentação da Comenda do Mérito Farmacêutico Mato-grossense.
O presidente do CRF-MT, Luís Köhler destaca que a Comenda do Mérito Farmacêutico é um título em homenagem aos profissionais farmacêuticos, autoridades, funcionários e cidadãos pelos relevantes serviços prestados à ciência e à profissão farmacêutica. “Quero deixar expresso que os nomes serão indicados pelos conselheiros regionais efetivos, respeitando o limite máximo de 01 (um) indicado por área de atuação”.
Köhler ressalta que, nos últimos dois anos e meio, o mundo viveu um momento delicado com a pandemia do Covid-19 e, com essa doença, muitos profissionais perderam suas vidas, pois estavam trabalhando na linha de frente.
“É uma honra muito grande para nossa gestão deixar registrado nosso respeito a todos os profissionais farmacêuticos Mato-grossenses que atuaram nesta fase crítica para nossa população”, afirmou o presidente.
A outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico Mato-grossense será feita de acordo com as categorias de atuação profissional: Farmácia Comunitária, Farmácia Magistral, Farmácia Hospitalar, Farmácia Oncológica, Farmácia Clínica, Farmácia Estética, Análises Clínicas, Ensino e Pesquisa, Saúde Pública, Logística, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Outras (engloba as demais áreas de atuação regulamentadas pelas Resoluções CFF nº 572/13, 624/16, e 654/18 ou outras que vierem substituí-las ou que forem criadas).
A vice-presidente do CRF-MT, Cristina Reis explica que serão escolhidos dois homenageados da categoria “Autoridades dos Poderes da República e Cidadãos”, incluindo funcionários do CRF-MT ou CFF, bem como representantes municipais, estaduais, nacionais ou estrangeiros, que tenham desempenhado ações de destaque e relevância para a profissão farmacêutica e para a Farmácia Mato-grossense.
Lembramos que o farmacêutico está sempre pronto para atuar em qualquer situação profissional. “Prestamos serviços, com competência e zelo, e a nossa atuação tem um caráter de missão e objetiva, sobretudo, promover a saúde das pessoas”, disse a vice-presidente do CRF-MT, Cristina Reis.