Pesquisa de análises clínicas vai identificar parasitoses no Brasil
Sempre focados no desenvolvimento científico, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) e o Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) estão apoiando o desenvolvimento de um projeto de pesquisa que objetiva o Mapeamento das Parasitoses no Brasil (MPB) através de ferramentais digitais. Os dados produzidos terão relevância epidemiológica nacional e internacional. Estudos com este desenho experimental são relevantes e destacam a importância das Análises Clínicas em todos os níveis da atenção à saúde.
A pesquisa será liderada por 4 profissionais de destaque na área de Análises Clínicas: Dra Camila Henriques Coelho, Dr Helder Fortes, Dra Mauren Isfer Anghebem e Dr Pedro Henrique Gazzinelli Guimarães.
Dra Camila Henriques Coelho
Biomédica (Universidade de Uberaba), Mestre em Ciências (USP), MBA em Gestão Acadêmica e Universitária – CONSAE, Doutora em Ciências Farmacêuticas (UFMG). Pós-doutoramento no Departamento de Biologia da Georgetown University. Atuou como docente na Faculdade Finom (Microbiologia), na FAMINAS (Parasitologia), na UFOP (Bacteriologia). Residente pós-doutoral do Laboratory of Malaria Immunology and Vaccinology (National Institute of Allergy and Infectious Diseases – NIH, Estados Unidos).
Dr Helder Cavalcante Fortes
Farmacêutico (UFMT), Especialista em Citologia Clínica (ISMT), Proprietário de Laboratório de Análises Clínicas, Fundador dos grupos de discussão científica através de plataformas digitais – Grupos ACB – Análises Clínicas do Brasil.
Dra Mauren Isfer Anghebem
Farmacêutica, Especialista em Análises Clínicas e Toxicológicas, Especialista em Citologia Cérvico-Vaginal, Mestre e Doutora em Ciências Farmacêuticas com ênfase em Análises Clínicas. Docente da Escola de Ciências da Vida (Farmácia e Medicina) da PUC-PR e docente do Departamento de Análises Clínicas da UFPR. Conselheira no CRF-PR e membro da Diretoria da SBAC.
Dr. Pedro Henrique Gazzinelli Guimaraes
Biomédico, Mestre e Doutor em Parasitologia, Consultor do programa Schistosomiasis Control Initiative (SCI) da Imperial College – Londres, UK e Supervisor do projeto Schistosomiasis Consortium for Operational Research and Evaluation (SCORE) em Moçambique, gerido pela University of Georgia em Athens – Estados Unidos. Residente pós-doutoral do National Institute of Allergy and Infectious Diseases – NIH, Estados Unidos.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FORMULÁRIO.