Pedra Preta busca intercâmbio com CRF-MT
Por: Luiz Perlato
Fonte: CRF-MT
Em visita ao Conselho, autoridades municipais de Saúde daquele município foram recebidas pelo Presidente, Alexandre Magalhães, e outros representantes do órgão.
A secretária de Saúde de Pedra Preta-MT, Katlin Cristina de Oliveira Fernandes, e a enfermeira responsável pela Vigilância Sanitária daquele município, Rafaella Barbosa Rodrigues, fizeram uma visita ao Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) na manhã de ontem.
Recebidas pelo presidente do Conselho, Alexandre Henrique Magalhães, pela Assessora Jurídica, Cristiane Mendes dos Santos Souza, e pela assessora da vice-presidência, Suely Abreu de Barros, elas explicaram que o objetivo da visita foi estabelecer uma integração com CRF-MT, a fim de ampliar os conhecimentos que possam beneficiar o setor de saúde de Pedra Preta.
“A saúde no município precisa estar regularizada de acordo com as leis, por isso viemos no CRF-MT em busca de informações sobre as normas sanitárias que devem ser seguidas, É importante, tanto para o poder público do município, em gestão em saúde, como também para o segmento da comunidade, nos locais que requerem os nossos cuidados e atenção”, justificou Katlin.
A secretária municipal de saúde de Pedra Preta pediu orientações ao Conselho para as devidas regularizações das farmácias daquela localidade. “Queremos regularizar e manter essa regularidade com os órgãos privados. Temos que seguir a mesma linha, tanto no fluxo municipal em saúde quanto no fluxo privado”, disse ela, complementando que lá existem três farmacêuticos atuantes, sendo que um deles trabalha em laboratório.
O presidente do CRF-MT procurou sanar todas as dúvidas das visitantes do interior de Mato Grosso e se colocou à disposição de Pedra Preta, dizendo inclusive que o Conselho deverá promover um workshop naquele município, para levar, para toda a região, maiores esclarecimentos sobre as legislações em vigor e como proceder na fiscalização.
Para Katlin, esse workshop será uma forma de capacitação em vigilância sanitária, instruindo, por exemplo, como e o que abordar nas fiscalizações, tendo maior segurança e conhecimento. “O Estado nos fornece alguma capacitação, mas nós também temos que correr atrás e buscar mais conhecimentos, porque isso é importante, tanto para a equipe que atua no setor, como para a saúde no município, e também para os órgãos privados”, observou a secretária de Saúde.
A responsável pela Vigilância Sanitária de Pedra Preta complementou as declarações da secretária de Saúde, destacando que o contato com o CRF-MT alcançou os objetivos estabelecidos.
“Recebemos ótimas orientações do doutor Alexandre e demais representantes do Conselho. Espero que este intercâmbio que está nascendo agora possa continuar, pois o começo foi muito bom”, disse Rafaella. Segundo ela, Pedra Preta tem problemas na saúde pública, como em todas as localidades, praticamente, mas o importante é que os trabalhos em prol das devidas providências começaram a fluir.
Situado no Sul de Mato Grosso, a 238 Km de Cuiabá, o município de Pedra Preta tem um população estimada de 15 mil habitantes.