Palestra sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos, em Barra do Garças
A palestra faz parte do Seminário Resíduos de Serviços de Saúde: um debate necessário. A palestra foi proferida pela Diretora da FENAFAR, Farm. Débora Melecchi.
Sucesso total. Assim pode ser definido o evento que aconteceu na Câmara de Vereadores de Barra do Garças na noite do dia 16 de maio deste ano.
Quase 180 farmacêuticos e acadêmicos de Farmácias, além de engenheiros ambientais e médicos veterinários lotaram o Auditório da Câmara de Vereadores para participarem da Palestra “Política Nacional de Resíduos Sólidos”, organizada pelo CRF-MT e pela AFABIMA, com apoio da FENAFAR, CFF e SINFAR-MT. Segundo a Diretora de Comunicação da AFABIMA, Valeria Gardiano, “o evento aconteceu devido a uma procura pelos profissionais Farmacêuticos de um curso sobre o PGRSS, isso ocasionado por uma reunião entre vários segmentos da saúde, prefeitura municipal e promotoria onde foi discutido a destinação do resíduo de serviços em saúde, uma vez que a prefeitura não mais faria a coleta. Entramos em contato com o Presidente do CRF-MT, que prontamente atendeu e realizamos com grande sucesso uma palestra sobre a logística reversa e mini curso sobre noções do PGRSS”.
Segundo Áurea Damasceno, coordenadora do curso de Farmácia da UNIVAR, “a palestra sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde foi de grande proveito, veio ao encontro da necessidade de fomentar esse crítico problema de nosso município. Os acadêmicos juntamente com os professores estavam presentes demonstrando assim, o quanto o assunto é importante e quão responsável estão para contribuírem para ações concretas”.
A palestra foi proferida pela Diretora da FENAFAR, Farm. Débora Raymundo Melecchi, que fez todo um resgate histórico sobre as discussões relacionadas ao tema, chegando à Política Nacional de Resíduos Sólidos e seus desdobramentos, finalizando com informações sobre a Logística Reversa e os Acordos Setoriais.
O Tesoureiro do CRF-MT, Ednaldo Anthony considera que a palestra proferida pela Dra. Debora Melecchi “veio de encontro aos anseios da categoria Farmacêutica e não-Farmacêutica (enfermeiros, engenheiros ambientais e outros profissionais e estudantes) que se preocupam com a implantação e execução da Política Nacional de Gerenciamento de Resíduos visando o descarte e destinação final do lixo gerado tanto no setor público quanto privado do município de Barra do Garças”.
Alexandre Magalhães, Presidente do CRF-MT, disse que o Conselho atendeu um chamado do Ministério Público e da sociedade local e levou esse debate até Barra do Garças. Para ele, esse é um tema que merece ainda mais debate e que seja tratado com seriedade e responsabilidade por todos os envolvidos, seja do setor privado ou do setor público. Magalhães aproveitou ainda para lamentar que uma Lei Municipal de Cuiabá que trata do descarte de medicamento não esteja dialogando com a Política Nacional, pois a Lei cuiabana (Lei municipal nº. 5.678/13) joga a responsabilidade demasiadamente para as Farmácias e Drogarias, não assumindo adequadamente sua parte no processo, principalmente quando se fala em responsabilidade compartilhada.
O evento contou com uma inscrição social, onde foram arrecadados mais de 170 litros de leite que serão doados para a Creche Padre Daniel, em Barra do Garças.