Palestra sobre interações medicamentosas atraiu grande público em Barra do Garças
Por: Luiz Perlato
Fonte: CRF-MT
Para o palestrante, Diretor Tesoureiro do CRF-MT Ednaldo Anthony de Jesus e Silva, um aspecto muito interessante em Barra do Garças foi a interatividade do público. O professor também agradeceu aos Servidores da Seccional, cujo empenho, segundo ele, foi determinante para o êxito do evento.
Mais de 150 pessoas, entre farmacêuticos, estudantes de farmácia e professores, participaram do último evento de educação continuada, realizada pelo CRF-MT, na última sexta-feira, em Barra do Garças. O evento, que teve entrega de carteira profissional e palestra, foi considerado como outro grande sucesso da Diretoria com o projeto de interiorização das ações do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso.
O CRF-MT também aproveitou a ocasião e fez uma ação social, pedindo a doação de caixas de leite para atender às necessidades de instituições beneficentes. E os farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia atenderam prontamente ao pedido, portando suas doações.
O farmacêutico Júlio Ribeiro considerou que a palestra foi de altíssimo nível e lamentou que o tempo tenha sido tão pouco. “Foram cerca de duas horas de transmissão de informações muito interessantes”, disse ele, salientando que os eventos de capacitação são úteis sobretudo para profissionais como ele, que já estão no mercado de trabalho há muito tempo e precisam se manter atualizados na profissão.
A farmacêutica e coordenadora do curso de Farmácia das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia (Univar), Aurea Alves, destacou que o tema da palestra promovida pelo CRF-MT foi muito oportuno. “Era algo que a gente sentia falta. O apoio do Conselho através desse projeto de educação continuada vem ao encontro das nossas necessidades e preenche uma lacuna que havia. O professor Ednaldo fez uma brilhante palestra, e ficamos ainda mais felizes ao saber que ele deverá disponibilizar os slides para os alunos e demais participantes”.
Entre os participantes havia uma maioria de alunos do curso de Farmácia, mas também teve muitos profissionais presentes. Para a professora Aurea, o fato desses profissionais que já estão no mercado de trabalho terem comparecido ao evento demonstra que eles têm interesse de aumentar ou renovar seus conhecimentos.
O farmacêutico e professor Dicson Danillo Souza Moura declarou que a palestra foi de muita valia, não só para os profissionais, mas até mesmo para a população saber que existem várias formas de o farmacêutico estar demonstrando o conhecimento que ele tem. “Quanto mais palestras destas forem realizadas e divulgadas, mais a população irá saber que existe um profissional, regulementado por uma lei federal, e que tem autonomia para cuidar da saúde das pessoas tanto quanto os médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde”.
Segundo ele, o CRF-MT está de parabéns. “Há três anos sou formado em Farmácia, e desde o início da minha graduação eu acompanho as palestras, e a gente percebe que a cada ano o Conselho tem se mostrado mais, e os farmacêuticos têm ganhado, com isso, um pouco mais de espaço junto à sociedade. Mas acredito que isso deve aumentar com o passar dos anos, e o nosso Regional está trabalhando corretamente”,concluiu o professor.
A jovem farmacêutica Keila Alves de Souza Costa também aprovou a realização do CRF-MT e observou que mais uma vez se sentiu orgulhosa por ter escolhido a profissão de Farmacêutica. “Eu nunca nem sonharia em fazer Farmácia. Caí de paraquedas. Mas depois, quando iniciei o curso, comecei a gostar, foi indo, foi indo e hoje sou apaixonada pela profissão. Pretendo fazer ainda uma pós-graduação na área, e não quero perder nenhuma ocasião que houver, como a palestra do Dr. Ednaldo, que aumentam os nossos conhecimentos e nos mantém atualizados na profissão”, comentou.
Entre os acadêmicos, teve elogios ao CRF-MT, ao palestrante e à palestra, pelo nível apresentado. Raíssa Reis e Ramilla Mendes, acadêmicas do quarto ano do curso de Farmácia, por exemplo, afirmaram que o tema da palestra teve tudo a ver com o que elas estudam. “Esta palestra expandiu os nossos conhecimentos”, disseram elas.
A Farmacêutica Fiscal e Coordenadora da Seccional de Barra do Garças, Valéria Katia Gardiano, analisa que a grande participação na palestra se deve sobretudo pela divulgação da educação continuada e também pelo fato de Barra do Garças ter duas universidades. “Temos universidade federal e universidade particular, e a gente pasa divulgando e fazendo contato também com as coordenadoras e os professores, e por outro lado os temas são sempre interessantes e sempre acrescentam muito conhecimento, servindo para qualificar tanto acadêmicos quanto profissionais. É por isso que em Barra do Garças todos sempre atendem ao chamamento e comparecem aos eventos promovidos pelo Conselho.
“Dias melhores já estão vindo”
Na abertura de sua palestra, o Diretor Tesoureiro do CRF-MT declarou que ter o auditório lotado foi um grande prazer. Ele ressaltou que um dos propósitos da atual Diretoria é priorizar o trabalho da educação continuada, para fortalecer o conhecimento da Categoria, através da capacitação e da troca informações e experiências.
Ednaldo falou do compromisso que o farmacêutico tem com a sociedade. Ele lembrou que a Lei 13.021/2014, sancionada pela Presidente Dilma Roussefff, tornou a farmácia um estabelecimento de saúde. “Isso veio reforçar o compromisso que nós temos com a sociedade. As farmácias deixaram de ser um estabecimento de mera conveniência e foram sacramentadas como unidades prestadoras de serviços para a população, como aferição de pressão arterial, acompanhamento fármaco-terapêutico e acompanhamento de pacientes hipertensos, diabéticos e asmáticos”.
Ele também fez uma abordagem sobre as Resoluções 585 e 586. Se você observarem bem, tudo está conspirando a nosso favor, e a gente só tem que comemorar, porque hoje temos mais farmacêuticos inseridos no SUS e nos núcleos de assistência farmacêutica, por exemplo, e a tendência é alavancarmos a nossa categoria no Brasil todo”, declarou ele.
Por isso, conforme destacou, o farmacêutico deve estar preparado para assumir o seu papel e transmitir esses conhecimentos para a sociedade. “Temos que nos fortalecer tecnicamente, estudando, nos capacitando e nos aperfeiçoando, que é o que vocês estão fazendo hoje numa sexta-feira, em que muitos poderiam estar em casa, numa sala de aula ou em outro lugar. Se a gente empregar todo o conhecimento teórico adquirido, repassado pelos professores e também por outros profissionais experientes que já atuam no mercado, e se estivermos bem representados politicamente, aí sim nos tornaremos de fato uma categoria economicamente forte. E a técnica vocês estão buscando, haja vista o auditório lotado como está aqui. É um prazer enorme trabalhar com um auditório lotado, como está hoje aqui”.
Para o professor Ednaldo, um aspecto muito interessante em Barra do Garças foi a interatividade ocorrida durante a palestra. “O público não apenas se fez presente, mas sobretudo questionou e buscou esclarecer dúvidas, mostrando-se bastante crítico e participativo. Por isso eu só tenho que agradecer pela oportunidade e pelo sucesso alcançado com esta palestra de interação medicamentosa. Com certeza outros eventos virão, para dar sequência ao projeto de educação continuada da Diretoria do CRF-MT”, disse ele, frisando que, além de capacitar os Farmacêuticos, o objetivo desse trabalho visa também melhoraros serviços prestados à sociedade.
Ele parabenizou os responsáveis pela organização do evento em Barra do Garças. “Minhas palavras são de agradecimento para a Dra. Valéria, nossa fiscal e coordenadora da seccional, e também à Denise, nossa Servidora local, pela presteza, dedicação e empenho. Afinal, foram elas que alavancaram tudo, divulgaram o evento, coletaram as inscrições e fizeram a lista de presença, além de coletar as doações que foram feiras para as instituições carantes. Sem dúvida, elas demonstraram ser profissionais compromissadas com a instituição, e isso é de grande valia para nós diretores e conselheiros, e para o CRF-MT, enfim. A seccional de Barra do Garças está de parabéns”, concluiu.
Na avaliação do palestrante, a palestra em Barra do Garças foi excelente. “Se fôssemos avaliar de zero a dez, com certeza eu daria um dez com letra bem maiúscula, uma vez que nós conseguimos, enquanto entidade de classe, cumprir com o nosso objetivo, que é levar informação e descentralizar as ações da capital para o interior. O comparecimento em massa da Categoria farmacêutica dos estudantes de farmácia, e principalmente, o aspecto social, que fez com que conseguíssemos arrecadar muitos litros de leite para doação a entidades carentes, foram muito acima do que esperávamos. Então, supriu todas as nossas expectativas, e eu avalio o evento como um sucesso total. Tenho certeza que conseguiremos repetir o mesmo sucesso em muitos outros eventos que ainda realizaremos, e desta forma o CRF-MT estará atingindo o seu objetivo.