O que é intercambialidade de medicamentos?
Você já deve ter passado pela seguinte situação: você chega na farmácia com a receita de algum medicamento e o farmacêutico te sugere uma opção de genérico ou similar, mas que possui o mesmo efeito e custa menos que o medicamento de referência prescrito pelo seu médico.
Daí você pensa, porque fazer essa troca? Essa prática se chama intercambialidade a qual tem amparo em uma série de regulamentos sanitários estabelecidos para a venda de medicamentos intercambiáveis. Esse é um dos principais motivos de existir uma lista de intercambialidade entre medicamentos, para garantir ao consumidor a segurança e eficácia no tratamento por um melhor preço.
Lembrando que essa prática é exclusiva do farmacêutico e esse processo de intercambialidade é regulamentado pelas RDC Anvisa nº 16/2007 e 58/2014. A intercambialidade de medicamentos é um elemento importante da gestão da saúde pública, pois garante que os medicamentos e tratamentos que salvam vidas estejam disponíveis para todos que precisam.
Então para acabar de vez com todas essas dúvidas sobre intercambialidade de medicamentos, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) preparou uma nota técnica sobre troca de medicamentos, além de trazer a lista de intercambialidade atualizada dos medicamentos.
Confira a Nota Técnica clicando AQUI!