Neste sábado (20/06) será lançado, em Várzea Grande-MT, um projeto piloto de descarte correto de medicamento domiciliar
Por: Luiz Perlato
Fonte: CRF-MT
O evento ocorrerá no bairro Parque do Lago, das 8h às 17h.
A iniciativa, que tem o apoio do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) e da UNIC, é do Rotary Club de Várzea Grande Aeroporto e do Rotary de Várzea Grande e de Cuiabá com a colaboração de profissionais de diferentes instituições engajadas nas questões de saúde pública e ambiental, representando instituições públicas e privadas, em parceria com o Sistema Fiemt e a TV Centro América.
Intitulado como “Descarte de medicamentos num lugar certo”, o projeto tem por objetivo receber os resíduos de medicamentos vencidos, inutilizados ou sobras impróprias para consumo provenientes dos domicílios dos bairros atendidos pelo Projeto Multiação nos Municípios de Várzea Grande e Cuiabá, dando destino adequado para os mesmos.
A intenção específica é organizar um sistema de recebimento, transporte, tratamento e disposição ambientalmente adequada de medicamentos domiciliares (vencidos e sobras), nos bairros atendidos pelo Projeto Multiação nos municípios de Várzea Grande e Cuiabá, por adesão voluntária dos moradores destes bairros.
Com a distribuição de materiais informativos e educativos para divulgação dos riscos do descarte inadequado dos medicamentos vencidos, inutilizados ou de sobras originadas em domicílios, os organizadores esperam sensibilizar a população e fomentar a mudança de comportamento quanto ao descarte de medicamentos, consolidando o objetivo educativo da campanha.
Conforme os organizadores, a adesão ao projeto será voluntária e restrita aos cidadãos que residirem nos bairros atendidos atendidos em cada etapa do Projeto Multiação, mediante a apresentação de comprovante de endereço (Água , luz , telefone ou outros). Não serão recolhidos de empresas jurídicas como farmácias/drogarias, empresas de gestão, transporte, tratamento e de destinação final dos resíduos, que devem encaminhá-los diretamente as empresas legalmente habilitadas para receber e dar destino adequado a estes medicamentos conforme legislação em vigor.
O consumidor terá a responsabilidade de entregar o seu resíduo de medicamento nos locais de recolhimento, que estarão disponíveis na tenda do Rotary Club, das 08 às 17 horas, nos bairros de Várzea Grande e Cuiabá, durante as datas que estiverem sendo realizados o Projeto Multiação.
Os organizadores informam ainda que o projeto piloto poderá ser estendido para as etapas do Projeto Multiação nos bairros de Várzea Grande e Cuiabá por um período de seis meses, prorrogáveis de acordo com o interesse das partes, após a análise dos resultados deste período.