Municípios de MT começam suspender a vacinação contra a Covid-19 por falta de novas doses
Muitos municípios de Mato Grosso já estão quase no fim com a vacina contra a Covid-19. Por causa disso, a vacinação está sendo aos poucos suspensa temporariamente até o Ministério da Saúde liberar novas doses da vacina.
Cuiabá e Rondonópolis já suspenderam a imunização e mantêm apenas a aplicação da segunda dose nos profissionais da saúde que já tomaram a primeira. Já Sinop e Cáceres devem parar nesta quarta-feira (17.02). Barra do Garças está com o estoque chegando ao fim.
Em Sorriso no último sábado (13.02) teve o mutirão para vacinar idosos e profissionais da saúde da rede privada. Todos os profissionais que trabalham na linha de frente da Covid-19 já foram imunizados com as duas doses.
Já em Lucas do Rio Verde foram vacinados todos os profissionais da saúde e da linha de frente, e idosos acima de 90 anos. O município informou que se uma nova remessa de doses chegar nos próximos dias, dará sequência à vacinação dos profissionais de saúde da rede privada e idosos de outras faixas etárias.
Até agora, o estado recebeu 191 mil doses de vacina desde o início da campanha, que começou em 19 de janeiro.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o governo federal não deu previsão de novo envio de vacinas. O último lote da vacina foi recebido há mais de uma semana.
Os municípios priorizaram a vacinação dos profissionais de saúde e começaram a vacinar os idosos acima dos 85 e 90 anos há uma semana. Em alguns municípios, no entanto, as doses são insuficientes para continuar a imunização ou ampliar a faixa etária com direito à vacina nesta etapa de vacinação.