Ministério da Saúde cria programa para combater polifarmácia
Fonte: CRF-PR / Guia da Farmácia
Uma estimativa internacional do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos e da Universidade de Chicago indica que pelo menos 10% da população use mais de cinco medicamentos ao mesmo tempo. Para evitar esse problema, o Ministério da Saúde está desenvolvendo um programa piloto para prestar orientação farmacêutica a esses pacientes.
Em Curitiba, os atendimentos começaram a ser realizados em abril, com um grupo de 583 pessoas, que retornaram em três meses, para avaliação de exames. O resultado foi positivo e o projeto segue com mais pacientes.
“Geralmente são idosos, que possuem pelo menos duas morbidades associadas. Por precariedade na instrução ou falta de alguém que ajude e indique a tomada dos medicamentos, eles acabam esquecendo”, explica a farmacêutica e coordenadora da atenção farmacêutica no programa Saúde da Família de Curitiba, Beatriz Patriota.
O programa identificou aqueles pacientes mais vulneráveis e os encaminhou para uma consulta farmacêutica. Em uma conversa com o farmacêutico, o paciente explica para que servem os medicamentos e como eles devem ser ingeridos, se pode misturar com outros medicamentos ou com comida e bebida. Se houver conflito entre as fórmulas, o farmacêutico entra em contato com os médicos responsáveis para discutir como harmonizar os medicamentos.