Melhorias na assistência farmacêutica à população de cuiabá
Por: Luiz Perlato
Fonte: CRF-MT
“Ainda teremos muito que avançar na saúde pública no Brasil, no Estado de Mato Grosso e em Cuiabá, mas os gestores do Município estão no caminho certo, mostrando o compromisso com a qualidade na saúde pública”, dizem conselheiros do CRF-MT.
Com a inauguração do novo Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá, o farmacêutico e conselheiro regional do CRF-MT Wagner Martins Coelho acredita que acabarão muitos problemas com a logística desses produtos no município. De agora em diante, segundo ele, resta aprimorar o sistema de controle de estoque nas unidades de saúde, que ficam na ponta, e tornar o transporte mais eficiente.
“Ainda teremos muito que avançar na saúde pública no Brasil, no Estado de Mato Grosso e em Cuiabá, mas os gestores do Município estão no caminho certo, mostrando o compromisso com a qualidade na saúde pública”, disse Wagner Coelho, parabenizando a todos. “Evidentemente que o esforço da equipe da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF), dirigida pela competente farmacêutica Cristiane de Oliveira Calçada, além do apoio da Diretoria de Logística e Suprimentos, através de seu diretor, Francisco Carlos Xavier, foram essenciais para o avanço da construção e aparelhamento do novo espaço”, considerou ele.
Wagner Coelho assinalou que tanto o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso quanto a Vigilância Sanitária de Cuiabá fiscalizam, há muito tempo, as unidades de saúde do município, especialmente o antigo almoxarifado central, onde os medicamentos e insumos relacionados à saúde eram armazenados. “O local não oferecia as mínimas condições de armazenamento e controle dos estoques de produtos relacionados à saúde, porque a estrutura física era muito precária e insalubre, faltava manutenção. Havia piso, paredes e teto danificados e com infiltrações; as instalações elétricas e hidráulicas apresentavam defeitos e gambiarras; as prateleiras eram insuficientes, e o espaço físico era reduzido”, descreve o conselheiro do CRF-MT. “Tudo isso comprometia a organização. A climatização dos estoques também era precária, e no local havia animais sinantrópicos, como pombos”.
Na avaliação de Wagner Coelho, diante de tantas irregularidades foram os relatórios encaminhados ao Ministério Público Estadual que provocaram, em parte, a busca de providências por parte dos gestores (prefeito e secretário de saúde). “Desta forma eles encararam o desafio de dispor de um espaço que resolveria todos os problemas com a logística de armazenamento de medicamentos e insumos para a saúde”.
As avaliações de Wagner Coelho foram complementadas pelos farmacêuticos Ednaldo Anthony Jesus e Silva e Carla Cenira, diretor-conselheiro do CRF e conselheira regional, respectivamente.
Conforme Ednaldo, essa Central de Distribuição de Medicamentos vai evitar muito desperdício, e garantirá uma maior eficiência na assistência farmacêutica à população. “Quem mais ganhou com isso foi a população cuiabana, e todos aqueles que contribuíram para esta melhoria estão de parabéns”, declarou o diretor-conselheiro. Segundo ele, a gestão municipal está no caminho certo, e tanto a Coordenadoria de Assistência Farmacêutica quanto a Vigilância Sanitária do município e o Conselho Regional de Farmácia também ajudaram no processo, pelo papel importante que desempenham na saúde pública.
Para a conselheira regional Carla Cenira, o novo Centro de Distribuição de Medicamentos será de grande valia para Cuiabá e toda a sua população, sendo também um modelo a ser seguido pelos demais municípios de Mato Grosso e uma referência nacional. Ela também parabenizou os gestores, especialmente a farmacêutica Cristiane Calçada, pelo excelente trabalho na Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF).
Os representantes do CRF-MT também elogiaram a decisão da Administração Municipal de Cuiabá, de abrir concurso para farmacêuticos. “Atualmente o número de farmacêuticos que atuam na assistência farmacêutica ainda é insuficiente, e o concurso público deverá preencher esta lacuna, além de valorizar a atuação do profissional farmacêutico e fortalecer a assistência farmacêutica junto à população cuiabana”, disse Ednaldo.
Carla Cenira observou, por sua vez, que através do concurso público vários colegas farmacêuticos serão direcionados para todas as unidades de saúde do município, que é onde mais faltam profissionais desta especialidade.