Importância do Farmacêutico na Oncologia
O Dia Mundial do Câncer é comemorado nesta sexta-feira (04). A data foi instituída em 2005, pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). O intuito é fazer com que a sociedade discuta sobre o assunto e ajude a controlar essa doença.
E quando o assunto é câncer, os números são enormes. A previsão é de que neste ano, os registros sejam de aproximadamente 600 mil novos casos, sendo 295.200 em homens e 300.800 em mulheres, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Questões como prevenção e detecção precoce se tornam primordiais, principalmente quando se considera que cerca de 85% dos cânceres são considerados potencialmente evitáveis.
Mesmo sendo considerada uma doença cheia de sofrimento, o câncer é absolutamente tratável e, em muitos casos pode ser curada, principalmente quando for diagnosticada precocemente. E, por este motivo, é muito importante a atenção farmacêutica voltada para o paciente, pois poderá auxiliar muito na prevenção e tratamento dessa doença.
O Farmacêutico pode atuar no diagnóstico do câncer, na farmácia em oncologia e, ainda, com os conhecimentos das plantas medicinais, como medicamento ou alimento, apresentando papel fundamental tanto na prevenção como no tratamento.