Hospital economiza 600 mil com atuação da equipe de farmacêuticos
O trabalho realizado por farmacêuticos no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, na Paraíba, foi destaque na Escola de Inverno de Farmácia Clínica realizada neste ano na Espanha e em Portugal. O modelo apresentado pela farmacêutica clínica Geane Araújo ficou em segundo lugar entre as mais de 100 inscrições e 33 trabalhos científicos apresentados no evento.
Geane Araújo demonstrou que a atuação dos farmacêuticos junto à equipe do hospital foi responsável pela economia de 600 mil reais no ano de 2016. O resultado aponta que esses profissionais fizeram a diferença no atendimento a pacientes e na conciliação de medicamentos e revisão de prescrições médicas.
“Algumas intervenções que você pode fazer economia: substituir uma terapia medicamentosa injetável por uma terapia oral, por exemplo. Além de haver economia, se mantém a segurança do paciente porque você está tirando o acesso que pode ser uma fonte de infecção no paciente e iniciando uma terapia muito menos onerosa para o hospital. Neste caso, você tem uma terapia de 37 mil que, quando passa para via oral, custa 19 mil.”
O trabalho teve como tema o Impacto da Farmácia Clínica no ambiente hospitalar: Gestão, Economia e Segurança do Paciente. Geane conta que o projeto foi iniciado em 2006 com a implantação do serviço de farmácia clínica pela farmacêutica Renata Zaccara Nunes nesse hospital da Unimed, em João Pessoa.
A autora do estudo acredita que, como ficou comprovado no levantamento, a eficácia da atuação do farmacêutico em vários setores da unidade deve servir de referência para o restante do País. “Nós temos um score. Não existe um score geral para a Farmácia Clínica geral, nós apenas pegamos alguns modelos e adequamos à nossa realidade. Então, o farmacêutico clínico do hospital atua em diversos setores: junto ao médico; fazendo laudo de antimicrobiano junto com o infectologista. Ele está ajustando dose de antimicrobiano junto com a nefrologia. Está nas visitas multiprofissionais dentro de UTI, nas clínicas cirúrgicas e outras clínicas. Então assim, a farmácia clínica anda também muito junto com a Farmácia hospitalar, nós trabalhamos em conjunto”, explica.
Como prêmio pelo trabalho, a farmacêutica Geane Araújo ganhou um curso de coaching na área farmacêutica – com certificação internacional – e intercâmbio de um mês na cidade de Porto, em Portugal.
Escute essa e outras notícias na Rádio News Farma: www.newsfarma.org.br.