Farmacêutico participa de campanha que vacinou mais de 700 idosos em domicílios de Capitão Andrade (MG)
A ideia foi evitar o deslocamento desse público de risco da covid-19 aos postos de vacinação e, consequentemente, evitar aglomerações nas unidades de saúde
Na cidade de Capitão Andrade, em Minas Gerais, o farmacêutico Wanderson da Silva Botelho participou de uma ação conjunta à equipe de saúde do município, durante campanha de vacinação da gripe. O farmacêutico integrou uma frente formada por diversos profissionais de saúde para visitar domicílios da cidade e fazer a vacinação na residência dos idosos. A ideia foi evitar o deslocamento desse público de risco da covid-19 aos postos de vacinação e, consequentemente, evitar aglomerações nas unidades de saúde.
De 24 de março a 2 de abril, eles visitaram grande parte dos domicílios da zona urbana e rural do município, onde havia idosos na faixa etária de 60 anos ou acima, de acordo com programa da vacinação. Wanderson relata que foram vacinados 746 idosos, e a ação alcançou 102,2% da meta estabelecida para o município. A iniciativa e organização partiram do gestor de saúde, juntamente com o coordenador da epidemiologia do município. As vacinas e insumos foram cedidos pelo Ministério da Saúde (MS) e as EPIs, pela Secretaria de Saúde do município.
A campanha contou com a participação de três equipes, formadas por cinco profissionais cada uma, além do pessoal de apoio, que dava o suporte necessário às equipes multiprofissionais. Foram envolvidos na atividade, farmacêutico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas, agentes comunitários de saúde, assistente social, psicóloga e auxiliares administrativos.
O farmacêutico foi convidado a integrar o grupo pelo gestor de saúde e pelo coordenador de epidemiologia do município, por já ter participado de iniciativas semelhantes, em outras campanhas de vacinação. “Eu me senti lisonjeado em ser convidado para participar dessa campanha, me senti “importante” como profissional, é muito gratificante, como farmacêutico, não ser lembrado somente como o ‘profissional do balcão ou da dispensação’, mas sim como profissional de saúde, que é o que somos, profissionais com atribuições clinicas que vão muito além”, comentou Wanderson.
O farmacêutico que tem formação generalista orgulha-se de poder oferecer todo o apoio que a sua opção profissional lhe permite, no que se refere a cuidar da saúde das pessoas. “Foi muito importante pra mim essa participação, tanto para adquirir experiência quanto pra mostrar para os outros colegas farmacêuticos, para gestores e pacientes, que somos profissionais que temos muito a contribuir em uma equipe de saúde. Foi e é honroso ser membro de uma equipe fantástica que está à frente dessa batalha contra a pandemia que assola nosso mundo neste momento, um sentimento de heroísmo indescritível”.
Para o conselheiro federal de Farmácia por Minas Gerais, Gerson Pianetti, é motivo de orgulho e alegria ver profissionais de seu Estado participando de ações como essa, que busca preservar a saúde da população mais vulnerável. “Muito me alegra, como conselheiro por MG, ver ações como a do colega Wanderson Botelho, principalmente neste momento de pandemia em que estamos passando, no qual cada ato de um profissional da saúde tem um valor inestimável, pois cada ação nossa, somada, vai refletir em menos pessoas doentes e no achatamento da curva da covid-19”, afirmou Pianetti.