Farmacêuticas do setor de oncologia e o CRF-MT reforçam estratégia contra o câncer de mama
As taxas de mortalidade por câncer de mama no Brasil continuam elevadas, porque a doença ainda é diagnosticada em fase avançada. Tendo em vista o Outubro Rosa, que busca conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) pede a todos os farmacêuticos que participem da campanha e ajudem na conscientização da sociedade.
Essa doença é mortal, mas é possível se precaver, e se ela se manifestar e for diagnosticada precocemente é possível haver um tratamento adequado. Duas farmacêuticas do setor de oncologia ouvidas pelo CRF-MT sinalizam que é preciso se conscientizar e seguir as recomendações. Fazendo isso, conforme orientam as doutoras Daniela Barros Daniel e Marielle Calazans Caramori, é possível aumentar significativamente as chances de cura.
“Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres, e quando detectado de forma precoce eleva as chances de cura a até 90%. O auto exame é importante para que a mulher se conheça e detecte algo diferente, mas deve ser feito concomitante aos exames de imagem e às visitas regulares ao ginecologista. Outubro é o mês que reforça o quanto devemos nos amar o ano inteiro”, destaca Daniela.
Para Marielle Caramori, as mulheres de todas as idades devem ser orientadas a “olhar”, “palpar” e “sentir” suas mamas no dia a dia, para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Ela, inclusive, deixa uma dica para todas as mulheres: “fiquem atentas à sua saúde, façam sempre o autoexame e se cuidem”, recomenda a farmacêutica.
Marielle observa que os farmacêuticos trabalham diariamente e dedicam o tempo deles na luta contra o câncer, seja na área da pesquisa, em laboratórios, nas clínicas, hospital ou farmácia, todos atrás de um objetivo, acreditar na cura e na esperança de dias melhores.
“Vivenciamos vários casos diariamente em nosso trabalho na Clínica de Oncologia, sabemos que o câncer mata, mas quanto antes for detectado maior a chance de cura e mais eficaz é o tratamento da doença”, observa Marielle, complementando que o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo, com exceção do câncer de pela do tipo não melanoma. “Essa doença assusta várias pessoas, e a melhor forma de prevenção são os exames para detecção precoce.Daí vem esse movimento, o Outubro Rosa, com o intuito de chamar a atenção do público feminino sobre o câncer de mama e conscientizar sobre a importância da detecção precoce da doença”.
De acordo com o presidente do CRF-MT, Alexandre Henrique Magalhães, os farmacêuticos podem contribuir na prevenção do câncer de mama incentivando e fazendo o papel de educador e orientador da população, e sobretudo orientando as mulheres sobre as ações preventivas para que não venham a ter problemas futuros. Mas ele ressalta que inclusive as mulheres farmacêuticas devem estar atentas e devem fazer o auto-exame de mama frequentemente. Ele também aconselha as farmacêuticas a procurarem os médicos para a realização dos exames preventivos.