Farmacêutica lembra da importância do Dia Nacional da Imunização
Nesta quarta-feira (09.06) é comemorado o Dia Nacional da Imunização, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) reforça junto à população a importância de manter o cartão de vacinação em dia, mesmo diante desse cenário de pandemia. Porque a imunização protege a vida e o bem estar do indivíduo.
A farmacêutica, Marinete Borges explica que o objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância das vacinas para prevenir as doenças. “No Brasil, as ações são coordenadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), que foi instituído em 1973 e é referência mundial de política pública em saúde”.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a interrupção na vacinação, mesmo que por um breve período, pode aumentar a probabilidade de surtos e o número de indivíduos suscetíveis à graves doenças imunopreveníveis como sarampo, meningite, pneumonia, coqueluche, entre outras.
Marinete lembra a importância das vacinas e da manutenção da caderneta de vacinação das crianças, atualizada, tendo em vista que muitas doenças podem ser evitadas, pela efetividade e segurança comprovada dos imunobiológicos. Porém, muitas famílias estão deixando de vacinar as crianças e adolescentes.
“Um exemplo disso é o sarampo, que chegou a ser erradicado do país, mas voltou a circular dois anos depois. Em 2020, foram registrados mais de 7.700 casos da doença no Brasil. Isso mostra a baixa cobertura vacinal que tem ocorrido no nosso país nos últimos anos. Lembrando que não é apenas para o sarampo, por exemplo, a vacina pentavalente alcançou apenas 69% da população, a tríplice bacteriana 56% e a BCG 85%”.
O Calendário Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde, disponibiliza gratuitamente, para os recém-nascidos até a terceira idade, 19 vacinas que protegem essas pessoas contra mais de 40 doenças. Na rede privada estão disponíveis vacinas para a imunização de todas as faixas etárias, complementando o calendário vacinal do PNI.