Farmacêutica fala sobre a importância do Dia Nacional de Luta por Medicamento
Nesta quarta-feira (08.09) é marcado pelo Dia Nacional de Luta por Medicamento. A data marca a luta de instituições que trabalham para promover e garantir o acesso a medicamentos que são a esperança por sobrevivência para milhares de pessoas em todo o país.
Grande parte da sociedade sabe o que é depender de medicamentos para se ter a certeza de sobreviver a cada dia. Basta perguntar aos pacientes da diabetes ou com câncer, o que significa ficar sem os medicamentos.
A farmacêutica, Gilmara Gruber explica que muitas iniciativas foram tomadas por entidades públicas para facilitar o acesso da população de baixa renda a medicamentos. “A distribuição gratuita desses medicamentos é imprescindível para os pacientes ter uma melhor qualidade de vida, porém, na maioria dos casos eles são de alto custo, e sua obtenção só é viabilizada por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)”
Gilmara destaca que apesar de no Brasil já ter a difusão do medicamento genérico e a distribuição gratuita de alguns medicamentos pelo SUS, ocorre que, em muitos casos, a indisponibilidade de oferta destes medicamentos força os pacientes a apelarem às ações judiciais, com base no direito fundamental de todo brasileiro à saúde, estabelecido pela Constituição.
“Esse Dia Nacional de Luta relembra que o Medicamento é um bem da humanidade, mas que devemos lembrar também que ele deve ser usado de forma racional e sempre com orientação profissional especializada”, conclui Gilmara.