Farmacêutica de Mato Grosso tem trabalho divulgado na Revista Experiências Exitosas do SUS
Dos 17 projetos bem-sucedidos da atuação de farmacêuticos na rede pública em diversas localidades no País, divulgados na última edição da Revista Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS, do Conselho Federal de Farmácia, tem um de Mato Grosso, de autoria da farmacêutica Ana Paula Muller. A Revista foi publicada em novembro de 2018, e o trabalho da farmacêutica de Mato Grosso que acabou selecionado pelo CFF documentou a Assistência Farmacêutica em Sinop. Intitulado “A Assistência Farmacêutica de Sinop: conquistando espaços e efetivando direitos”, o trabalho da Doutora Ana Paula foi desenvolvido em parceria com a assistente social Marilene de Fátima Pereira e a estagiária em Farmácia Nadieli Frizon, sob a orientação da professora da UFMT Maria de Almeida Rocha Rissato.
Para o presidente do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso, Alexandre Henrique Magalhães, é muito importante ver os colegas de Mato Grosso publicando seus trabalhos e divulgando suas atividades, seja pelo merecido reconhecimento aos projetos desenvolvidos, ou também como fonte de inspiração para todos os farmacêuticos inseridos no Sistema Único de Saúde, beneficiando um número ainda maior de usuários da rede pública de saúde.
“Eu sempre digo aos farmacêuticos que a gente produz muito mas não divulga o que faz. A gente não escreve o que faz, a gente não documenta o que faz. E neste caso, a Dra. Ana Paula Muller, com os demais colegas envolvidos no trabalho, fizeram a documentação e a escrita do que eles realizam na prática. Eles encaminharam e submeteram o material à apreciação do Conselho Federal, e o trabalho foi aprovado e publicado na Revista de Experiências Exitosas. Mostra para todo o Brasil a ação do farmacêutico no Sistema Único de Saúde do Estado de Mato Grosso, e isso é muito importante, porque através da divulgação a gente reforça, para toda a sociedade brasileira, que o farmacêutico é sim um agente de cuidado de saúde da população. Isso mostra que nós não somos o mais importante mas também não somos apenas mais um. Em conjunto com todos os profissionais da saúde, somos parte fundamental da engrenagem que vai cuidar da saúde do povo. O trabalho da colega de Sinop vem demonstrando isso, e esperamos que sirva de exemplo para todos os farmacêuticos do Estado, para que busquem também a divulgação de seus trabalhos, não só no Sistema Único de Saúde mas também na iniciativa privada, onde os farmacêuticos têm feito um trabalho belíssimo no cuidado da saúde da sociedade“, concluiu o presidente do CRF-MT.
Apresentação
No artigo, Ana Muller e seus parceiros destacam que o ano de 2015 foi um marco para a Assistência Farmacêutica em Sinop com a inclusão do profissional farmacêutico na equipe de apoio à gestão da Secretaria Municipal de Saúde, ocorrendo a inclusão das diretrizes da AF no Plano Municipal de Saúde, iniciando assim um processo de estruturação dos seus serviços. A estruturação da Assistência Farmacêutica em Sinop resultou na melhoria do serviço ofertado à população, ampliação do acesso aos medicamentos e garantia do acolhimento do usuário, dentre outros benefícios.
“A criação da Central da Assistência Farmacêutica, enquanto setor integrado de dispensação do componente especializado, demanda judicial e extraordinária apresenta-se hoje como uma unidade condutora de novas estratégias em prol da promoção da assistência farmacêutica alinhada às necessidades de saúde da população“, destacam os autores do trabalho, concluindo que a elaboração deste documento oportunizou a equipe técnica refletir o caminho triado tendo como pressuposto que, embora serão muitos desafios, é possível somar esforços para o desenvolvimento de uma assistência farmacêutica cada vez melhor.
Nas palavras de Ana Muller, a publicação do referido trabalho na Revista Experiências Exitosas, que disponibiliza a troca de saberes em cenário nacional, foi uma oportunidade de demonstrar a efetivação das ações da assistência farmacêutica desenvolvidas em Sinop,quando o profissional farmacêutico qualificado participa da construção e execução das ações farmacêuticas no âmbito do SUS através da inclusão na equipe de gestão. “A restruturação foi o primeiro passo. Acreditamos que precisamos avançar a cada dia na busca de alternativas que sejam capazes de otimizar recursos públicos e promover acesso da população aos medicamentos essenciais de forma racional. Somos o SUS Que Dá Certo“, declarou ela.
Para ter seu trabalhos divulgados na Revista Experiências Exitosas de farmacêuticos no SUS basta verificar as regras e submeter o material à aprovação do CFF. Uma vez analisado pelo Conselho Federal de Farmácia, e atendendo aos critérios, o texto é publicado na Revista.
Saiba Mais
O objetivo do CFF com esta publicação é sensibilizar os gestores públicos de saúde sobre a importância do farmacêutico. O Conselho pretende demonstrar ainda que a saúde pública de qualidade não se faz sem a prevenção de intoxicações e interações medicamentosas, o uso racional e o combate ao desperdício na aquisição e distribuição de medicamentos. Para o CFF, a organização dos programas de assistência farmacêutica pública e a presença do farmacêutico nas unidades de saúde são fundamentais para o SUS. “O farmacêutico é o responsável por toda a gestão da farmácia, desde a aquisição até a dispensação dos medicamentos. Além disso, ele atua no atendimento direto ao paciente para que receba todas as orientações necessárias à condução correta, segura e racional do seub tratamento, garantindo que os medicamentos e formas farmacêuticas proporcionem o melhor resultado terapêutico. A atuação do farmacêutico na rede pública de saúde já é vista pelo Ministério da Saúde como uma das grandes forças para a promoção da saúde e também para o gerenciamento sustentável do sistema“, escreveu o coordenador do Grupo de Trabalho em Saúde Pública do CFF, Valmir de Santi.