Evento de alunos de Farmácia de Colíder abordará sobre substância da Região que pode auxiliar na cura do câncer
Nesta quinta-feira (21/11), em Colíder-MT, acontecerá o I Workshop do Curso de Farmácia da Facider. Trata-se de um evento de grande importância não apenas para a comunidade estudantil e a classe farmacêutica, mas para toda a população, considerando que o tema será a pesquisa sobre as atividades farmacológicas do Lapachol, uma substância extraída do pó da Madeira do ipê. Dentre os palestrantes estarão o Coordenador, da Faculdade de Colíder, Dr Ivson Leles Gama, e o Professor Mestre Alcir Laerte Tanck Rocha. Trata-se de uma realização dos alunos do 4º semestre de Farmácia da Facider.
Nas palavras do estudante Alberto Kazuo Umiji, a importância deste evento vai muito além da região de Colíder, pois o Lapachol é uma substância que pode auxiliar na possível cura do câncer, havendo, portanto, uma importância para todos e, inclusive, de cunho social.
“Segundo estudos o Lapachol pode atuar como auxiliar aos medicamentos tradicionais deste tipo de tratamento (do câncer), e para nós acadêmicos este nosso projeto de pesquisa está sendo de suma importância para o enriquecimento dos nossos conhecimentos visto que a partir dele conseguimos vivenciar a experiência de elaborar e realizar uma pesquisa de muita responsabilidade e de uma importância inigualável, haja vista que esta substância pode auxiliar muitas pessoas na cura desta doença. A experiência com esta substância é de grande valia para os estudantes, por estarmos manuseado produtos, substâncias e vidrarias antes nunca vistos por nós na prática, apenas na teoria. Hoje temos a prazer e a oportunidade de estarmos realizando esta a atividades.
Falando em nome da turma, Kazuo antecipou os agradecimentos aos apoiadores do evento científico-estudantil. “No que diz respeito à nossa instituição, do nosso ponto de vista nosso projeto só vem a somar com os ótimos métodos de ensino aqui ministrados e também só vem a incentivar outros jovens a ingressarem nesta área. Esperamos que com esta nossa pesquisa consigamos deixar algum resultado positivo para pesquisas posteriores e assim só venha a somar e colher bons frutos.Destacamos que, para realizar todas estas atividades, contamos com total apoio e orientação desta nossa instituição, a Facider, que sempre nos incentiva e nos oferece excelentes instalações”, concluiu.