Em visita a Mato Grosso, Diretores do CRF-RS destacam empenho do CRF-MT pela saúde de qualidade e valorização profission
Por: Luiz Perlato
Fonte: CRF-MT
Recepcionados pelo presidente do Conselho Alexandre Henrique Magalhães, os representantes do CRF-RS destacaram a importância a importância do trabalho integrado em prol da assistência farmacêutica e elogiaram a atuação da atual diretoria do CRF-MT, que tem trabalhado para assegurar à população os direitos da população quanto à assistência farmacêutica integral e pela valorização do profissional farmacêutico.
O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) recebeu a visita do presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul, Roberto Canquerini, e do secretário-geral, Maurício Schuler Nin. Eles estiveram em Cuiabá por ocasião do 8º Congresso da Fenafar, que ocorreu no Hotel Holiday Inn entre os dias 6 e 8 de agosto.
“O Alexandre é um nosso grande parceiro. Desde que ele assumiu a presidência do Conselho em Mato Grosso a gente vem fazendo um monte de projetos juntos. Ele participa das reuniões de presidentes, que a gente normalmente reúne Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país, para buscar soluções conjuntas, parcerias e treinamentos”, disse Roberto Canquerini, destacando que o CRF-MT tem muito potencial para crescer.
“Tenho muitos amigos que são da diretoria da Federação, e acho importante conseguirmos integrar os Conselhos com os Sindicatos de Farmácia. Tenho essa expectativa de que a gente consiga fortalecer essa relação entre os Sindicatos e os Conselhos, porque embora eles tenham papéis diferentes o objetivo é o mesmo, que é fortalecer a nossa profissão, valorizar o profissional farmacêutico e trabalhar pela saúde da população. Esse é o objetivo final dessas entidades”, concluiu o presidente do CRF-RS.
Conforme o secretário-geral do CRF-RS, ele e o presidente do CRF-MT se conheceram nos eventos da Categoria.”É interessante a gente destacar que o Brasil é um país de dimensões imensas e tem realidades muito diferentes, como todos sabem, e temos buscado compartilhar as experiências exitosas de cada Estado. É isso que a gente busca quando vem visitar um Conselho parceiro, que tem o mesmo ideal e objetivo, de lutar pela assistência farmacêutica integral”, declarou Maurício.
Ele explicou que três anos atrás nasceu um movimento de construção regional ou de discussão de problemas regionais da Região Sul (Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná), e a partir do segundo evento da Região alguns estados de outras regiões do país foram sendo anexados para a discussão. Passou-se a discutir um pouco mais as realidades semelhantes, e com isso Mato Grosso e outros Estados que têm realidades semelhantes no setor começaram a realizar reuniões e atividades conjuntas para a discussão de seus problemas. “Existem soluções que alguns Estados ainda não pensavam em adotar para solucionar seus problemas, mas outros já adotaram tiveram sucesso”.
Para Maurício Nin, é importante destacar que a partir dessa conexão entre a Fenafar, Conselhos e Sindicatos é possível entender um pouco mais das dificuldades dos colegas. “Antes de mais nada é bom lembrar que todos os diretores da Fenafar são farmacêuticos”, disse ele. “Participar desses movimentos de construção das propostas da Federação Nacional dos Farmacêuticos ajuda os Conselhos não apenas no sentido de atingir os seus objetivos, que são de fiscalização e qualificação profissional, mas também que entendam as dificuldades profissionais que a categoria passa e lutem juntos, abracem as causas, trabalhem em conjunto pela solução dos problemas. Isso para mim é o mais importante”, pontuou ele.