Em Brasília, CFF e CRF-DF visitam farmácias em campanha contra o coronavírus
Uma ação educativa levou informação sobre como acolher, avaliar e cuidar de pacientes com suspeita de coronavírus pelos farmacêuticos que atuam em farmácias do Distrito Federal. A visita com orientação e distribuição de guia e folder educativos começou na manhã deste sábado, dia 14 de março, na Rua das Farmácias e terminou à tarde, no centro de Taguatinga. Os responsáveis pela atividade foram o conselheiro federal de Farmácia pelo Distrito Federal, Forland Oliveira Silva, e o vice-presidente do CRF-DF, Humberto Lopes, numa ação em parceria entre CFF e CRF-DF.
Eles visitaram diversos estabelecimentos e se reportaram aos farmacêuticos responsáveis para muni-los de informações baseadas em evidências, produzidas pelo Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim/CFF). No local, foi gravado um vídeo explicando o objetivo da campanha e convidando os farmacêuticos brasileiros a buscarem informações nos sites do CFF e dos regionais.
“O objetivo dessa campanha é trazer para os farmacêuticos todas as informações necessárias para o atendimento e acompanhamento dos pacientes com suspeita ou infectados pelo COVID-19, e esse material foi todo elaborado com base em evidências científicas. Foi elaborado pelo pessoal do Cebrim/CFF, junto com assessoria técnico-científica do Conselho Federal de Farmácia e consultores ad hoc. É importante que o farmacêutico use essa ferramenta para o enfrentamento dessa pandemia”, ressaltou Forland.
De acordo com o guia, o farmacêutico deve garantir às pessoas com infecção, suspeita ou confirmada, um ambiente apropriado para a triagem e a prestação do cuidado. Deve também estar sempre atento para identificar, imediatamente, os casos suspeitos de infecção ou com potencial exposição à situação de risco, utilizando como recurso um questionário de triagem.
O vice-presidente do CRF-DF, Humberto Lopes, comentou a importância da parceria entre os conselhos e disse que a soma de esforços neste momento poderá diminuir os efeitos negativos da doença que se alastra dia a dia no mundo. “Nós estamos indo nas farmácias, visitando o farmacêutico, conversando e entregando esse material informativo”.
Humberto chamou atenção para que esta ação seja replicada em todo o País. “Nos sites www.crfdf.org.br e www.cff.org.br o farmacêutico encontrará informações seguras, baseadas em evidências, inclusive o guia de bolso. Ressalto, ainda, a importância da replicação dessa ação em todo o País para que os farmacêuticos que estão na ponta, nos estabelecimentos de saúde, deem a devida atenção aos pacientes”.
Acesse o guia de bolso: FARMACÊUTICO, saiba como acolher, avaliar e cuidar!
Acesse o Folder: Coronavírus – orientações farmacêuticas
Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas