Educação farmacêutica em debate
Por: Luiz Perlato
Fonte: CRF-MT
Fórum Estadual de Discussão das Diretrizes Curriculares em Mato Grosso definirá encaminhamentos para o Congresso Brasileiro de Educação Farmacêutica (Cobef), que ocorrerá em Salvador-BA.
Irá acontecer em Salvador, no período de 10 a 12 de junho próximo, o Congresso Brasileiro de Educação Farmacêutica (Cobef), com o tema – “Educação Farmacêutica: desafios e caminhos na arte de formar para transformar”. O Congresso será precedido pelos fóruns estaduais de discussão das diretrizes curriculares nacionais para o curso de farmácia, que, em Mato Grosso, será realizado nos dias 21 e 22 de março.
A organização do Fórum Estadual, que contará com o apoio da UNIC, envolve o Conselho Regional de Farmácia, através de sua Comissão de Ensino, a Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF) em Mato Grosso e o Conselho Federal de Farmácia (CFF). O resultado da discussão em Mato Grosso será encaminhado para a comissão assessora de ensino farmacêutico do CFF, que dará os encaminhamentos para o Congresso em Salvador.
A Comissão Organizadora do Fórum Estadual terá uma reunião na tarde de hoje (3), a partir das 14h, na Unic. Integram a Comissão representantes do CRF-MT e da ABEF, professores da Unic e Univag e farmacêuticos convidados.
O presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso (CRF-MT), Alexandre Henrique Magalhães, explica que, como toda a área educacional no Brasil, o ensino farmacêutico vem enfrentando um grande desafio, quanto à formação profissional, para melhorar o atendimento à sociedade .
“As atuais diretrizes curriculares de farmácia foram instituídas em 2002, e de lá pra cá muito tem sido discutido. E aí o Conselho Federal, juntamente com a ABEF, que é a Associação Brasileira do Ensino Farmacêutico, vai realizar o Congresso Brasileiro de Educação Farmacêutica”, diz ele.
Congresso em Salvador
As inscrições para o Congresso Brasileiro de Educação Farmacêutica já foram abertas. Faça já a sua inscrição. Valores reduzidos até o dia 31 de março.
Informações e inscrições – http://www.cobef.org.br
Em paralelo, serão realizados o IX Encontro Nacional de Coordenados de Curso, a IX Conferência Nacional de Educação Farmacêutica e o VI Fórum Nacional de Educação Farmacêutica. A coordenação e a promoção dos eventos são da Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (Abef) e do Conselho Federal de Farmácia (CFF).
Além de promover o encontro entre profissionais, estudantes e professores, estão entre os objetivos dos eventos: analisar o atual contexto da educação farmacêutica no Brasil; discutir e refletir sobre estratégias para a melhoria da qualidade da educação farmacêutica; avaliar as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia.
“Passados 12 anos da aprovação das Diretrizes, muita coisa mudou. A Farmácia se transformou, e os serviços de saúde ganharam nova dimensão que exige um profissional cada dia mais capacitado, seja do ponto de vista técnico ou nos aspectos humanos. Essas mudanças motivaram o CFF e a Abef a realizarem o grande evento”, comenta Walter da Silva Jorge João, Presidente do CFF.