EDUCAÇÃO CONTINUADA EM TANGARÁ DA SERRA E ALTA FLORESTA SUPEROU AS METAS, AVALIA O CRF-MT
“As ações de educação continuada do CRF-MT em Tangará da Serra e Alta Floresta, realizadas neste fim de semana em parceria com o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e outras instituições, foram fechadas com chave de ouro, atraindo um público expressivo, formado em boa parte por alunos dos cursos de Farmácia das cidades das duas regiões. Teve juramento e entrega de carteira profissional para mais uma turma de farmacêuticos que receberam as boas-vindas à profissão, e também tiveram palestras, workshops e muitos informes, indispensáveis para o exercício profissional com ética e responsabilidade“.
Esta, em síntese, foi a avaliação que fizeram os representantes do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso (CRF-MT) nos eventos. O CRF-MT foi representado pelo vice-presidente, Luis Fernando Köhler; pelo diretor-tesoureiro, Ednaldo Anthony de Jesus Silva; pela conselheira regional Gilmara Gruber e pelo assessor da Diretoria, Dariston Pires, que também foi um dos palestrantes em Alta Floresta, ajudando a difundir as atribuições do Conselho Regional e a sua importância na vida dos profissionais farmacêuticos, bem como para a sociedade como um todo, através da garantia dos direitos da população por uma assistência farmacêutica plena e de qualidade.
REPERCUSSÃO
Aqui ao lado do Dr. Ednaldo e da Dra. Gilmara, a coordenadora do curso de Farmácia da Unic de Tangará da Serra, Geyce Lílian Oliveira dos Reis, destacou a iniciativa do Conselho em promover estes eventos em Tangará da Serra, beneficiando profissionais e acadêmicos de Farmácia da região. “A educação continuada foi um dos pontos positivos. A proximidade do Conselho junto aos alunos é de suma importância, porque assim a gente consegue valorizar, cada vez mais, a responsabilidade e o papel do farmacêutico junto à sociedade, e tivemos uma participação expressiva dos acadêmicos“, disse ela.
Geyce Oliveira falou também das demais ações que integraram a programação. “A solenidade de entrega das carteiras também é fundamental, porque os novos farmacêuticos são esclarecidos sobre a importância do desempenho do papel ético e legal da profissão”.
Questionada sobre o que o Conselho pode fazer para fortalecer a parceria com os acadêmicos e com os farmacêuticos de Tangará da Serra, a coordenadora respondeu que a maior dificuldade da instituição de ensino está em reunir os alunos para locomoções até Cuiabá. “Seria muito bom que o CRF promovesse mais palestras e outros eventos de educação continuada mais próximo da comunidade acadêmica da região“, disse ela, destacando que Tangará da Serra é um pólo de nove municípios, tendo Campo Novo dos Parecis, Sapezal, Brasnorte, Diamantino, Arenápolis, Denise e outras cidades à sua volta. “Então, se houver outros eventos como este aqui na região a gente pode estar liberando o espaço do auditório, bem como o laboratório, e tudo mais em termos de infraestrutura“.
Segundo Geyce, desta forma é possível ampliar a parceria. “É mais fácil o Conselho ir até os estudantes e farmacêuticos do que conseguir levar o público até Cuiabá. Atualmente em Tangará nós temos um público de cerca de 200 farmacêuticos e acadêmicos de farmácia. Portanto, somente aqui em nossa cidade já teríamos um público expressivo“.
O evento em Alta Floresta foi enaltecido por uma das participantes, a farmacêutica Crislaine Aparecida da Silva. “Este evento teve grande importância, pois aproxima o CRF aos farmacêuticos, dando assim uma devida importância ao profissional , atualizando informações e tendo uma opinião direta do inscrito“, manifestou ela.
AGRADECIMENTOS
Falando em nome do Conselho, o vice-presidente do CRF-MT, Luis Fernando Köhler, e o diretor-tesoureiro, Ednaldo Anthony de Jesus Silva, agradeceram ao Conselho Federal pela parceria de sempre nas ações de educação continuada. Estenderam os agradecimentos aos demais parceiros que ajudaram o CRF-MT a realizar estes importantes eventos em cidades do interior do Estado, dentre os quais o Instituto Arel Iuga, A Unic de Tangará da Serra e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Alta Floresta.
“Sem o apoio de todas estas instituições teria sido muito difícil promover estas ações tão importantes para os farmacêuticos e acadêmicos de farmácia das cidades de Tangará da Serra e Alta Floresta com suas regiões. Obrigado ao Luiz Meuchi do Instituto Arel Iuga e obrigado à professora Geyce, coordenadora da Unic de Tangará, que não mediram esforços para nos dar o suporte necessário“, frisou o Dr. Ednaldo. Ele também lembrou que por trás de toda a estrutura que tornou possível a realização dos eventos em Tangará da Serra e Alta Floresta também há Diretores, Conselheiros Regionais e funcionários do Conselho.
Conforme revelou o Dr. Köhler, em Alta Floresta o espaço para a realização dos eventos foi cedido pela Unemat, instituição que ele enalteceu por todo o apoio. Destacou, também, a iniciativa do coordenador do curso de Farmácia da Faculdade de Colíder (Facider), professor Ivson Lelis Gama, que providenciou um ônibus para o transporte de aproximadamente 30 alunos até Alta Floresta. “A parceria do professor Ivson foi fundamental para o sucesso do nosso evento em Alta Floresta“, reconheceu o vice-presidente do CRF-MT.
Os eventos em Alta Floresta foram realizados no Museu de História Natural, que pertence à Unemat. Por esta razão, o Dr. Köhler também estendeu os agradecimentos ao coordenador do Museu, senhor Jesus da Silva Paixão. “Foi ele que nos cedeu o espaço“, concluiu .