Educação continuada capacita profissionais sobre o líquor
Por: Luiz Perlato
Fonte: CRF-MT
No último final de semana o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) cumpriu mais uma etapa de seu programa de Educação Continuada. Em parceria com a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), na sexta feira à noite foi realizadauma palestra sobre “Líquor e Empreendedorismo”, e no sábado (dia 25) teve também o curso “Atualização em Análise Avançada do Líquor”. A palestra e o curso foram ministrados pelo farmacêutico especialista João Batista Costa Neto, autor do livro Líquido Cefalorraqueano Manual Prático-Teórico com Atlas.
O professor procurou resgatar a história do líquor em relação ao empreendedorismo, levando em consideração que a especialidade da área farmacêutica dentro das análises clínicas pode gerar renda, sendo um grande diferencial para os laboratórios de análises clínicas. A abertura da programação, na sexta-feira à noite, contou com a presença do diretor tesoureiro do CRF-MT, Ednaldo Anthony de Jesus e Silva. Ele deu as boas vindas ao professor João, saudou os participantes e agradeceu ao delegado da SBAC, Iberê Ferreira da Silva Júnior, que, conforme lembrou, também é membro da Comissão de Análises Clínicas e conselheiro do CRF-MT. “Ele não mede esforços para trazer especialistas para atualizar os conhecimentos dos profissionais de Mato Grosso”, declarou.
De acordo com o professor João Batista Neto, em termos de tecnologia na área do líquor o Brasil está ao nível dos países mais desenvolvidos. O problema, segundo ele, são os profissionais para abraçarem a causa. “Tenho a certeza absoluta que 99% dos profissionais de laboratório não têm a menor noção do que é fazer uma análise de líquor e nem saber no que ele pode estar auxiliando. Aí a gente tem uma série de fatores, dentre eles a questão da formação acadêmica e o interesse em aprender isso”, explicou o especialista.
O delegado da SBAC em Mato Grosso avalia que hoje existe o desinteresse do profissional farmacêutico pelo ramo das análises clínicas, em virtude da reestruturação do curso de farmácia, que atualmente é voltado para uma visão generalista. “O farmacêutico tinha as habilitações específicas, e com a unificação dessas habilidades numa formação generalista muita coisa se perdeu. Então, se faz necessária a constante atualização desse profissional, após a sua formação. Existe uma discussão, e recentemente teve o Fórum de Educação Farmacêutica, durante o qual foram levantados vários pontos de fragilidade do curso, visando a uma nova reestruturação dessa grade curricular da farmácia. O que se tem percebido, nesses 12 anos após a mudança da grade curricular, é que a unificação do curso em suas especialidades não foi benéfica. O currículo generalista acabou prejudicando a atuação dos profissionais principalmente nas análises clínicas”, assinala Iberê.
Segundo Iberê, tanto o CRF quanto a SBAC têm a missão de estar propiciando cada vez mais momentos como este, visando à constante atualização do profissional farmacêutico e também de outros profissionais que atuam dentro das análises clínicas. Ele informou que a Comissão de Análises Clínicas do CRF-MT pretende expandir esses cursos para o interior do Estado, nas regiões das seccionais. “Inclusive, faremos uma enquete para definir os principais temas a serem abordados nesses cursos, para conseguirmos atender às necessidades imediatas dos profissionais de todo o Estado”, declarou o farmacêutico-conselheiro do CRF-MT.
Para Iberê, a palestra e o curso atenderam às expectativas e aos objetivos a que foram propostos. “Acredito que os participantes tenham gostado muito pela importância do tema e em relação à atualização. Esta foi a segunda vez que o CRF-MT e a SBAC promoveram eventos de educação continuada referentes ao líquor. Os farmacêuticos participantes podem estar agora mais motivados para o campo de análises clínicas, porque a análise do líquor é um caminho do empreendimento que hoje tem muita lucratividade. E como as análises clínicas também são um campo de atuação do profissional farmacêutico, ele pode estar se diferenciando e se especializando nesta área”, concluiu ele