Destaques da educação continuada em Lucas do Rio Verde
Por: Luiz Perlato
Fonte: CRF-MT
Além de Wagner Coelho e Ednaldo Anthony pelo CRF, o presidente do Sinfar, Wille Calazans, também participou do ciclo de palestras.
Muito embora um reduzido número de profissionais tenha participado do ciclo de palestras promovido pelo CRF-MT na última sexta-feira e no sábado, em Lucas do Rio Verde, os palestrantes e demais participantes avaliaram que o evento de educação continuada foi positivo e muito proveitoso.
Alguns fatores contribuíram negativamente para a baixa presença, mas a avaliação geral dos representantes do Conselho é que quem participou ficou satisfeito. Os comentários dos participantes foram que eles gostaram muito, e as informações deverão ser repassadas aos colegas de profissão, servindo para esclarecer eventuais dúvidas que possam ter no dia a dia.
Segundo o diretor do CRF-MT Ednaldo Anthony de Jesus e Silva, que foi um dos palestrantes desta etapa de educação continuada do Conselho, quem esteve presente pôde usufruir das novidades, dentre elas a prescrição farmacêutica. “Hoje o farmacêutico pode prescrever medicamentos isentos de prescrição médica, e quando ele identifica um transtorno maior, ele então encaminha o paciente para a especialidade médica adequada”.
Ele explica que isso acaba valorizando ainda mais o exercício profissional, e informa que os farmacêuticos que participaram das palestras em Lucas do Rio Verde gostado muito da iniciativa do Regional. “Até porque o enfoque foi o farmaceutico clínico e os cuidados com o paciente. Deixamos de ser meramente doutor de medicamento para ter como foco, propriamente, o usuário do medicamento, e é nesse contexto que a farmácia clínica vem trabalhando. É uma oportunidade para o farmacêutico mostrar a sua competência para a população, demonstrando o quanto ele é importante na saúde brasileira”.
Wagner Martins Coelho fez uma palestra sobre propaganda e publicidade de medicamentos, explicando o que pode e o que não pode ser veiculado na mídia ou na internet. Para Ednaldo, a palestra do conselheiro foi brilhante. “Pena que o público presente foi pequeno. Quem não compareceu perdeu uma grande ocasião de acessar a importantes informações nesta área, e todos com certeza teriam gostado muito de assistir à palestra, assim como também a minha palestra, sobre os aspectos clínicos farmacêuticos”, concluiu o diretor do CRF-MT.
Wagner Coelho também fez uma avaliação positiva de toda a programação.
“A programação atingiu os objetivos, que era levar informação e capacitação aos presentes. Somente o ponto negativo foi a participação. Tivemos poucas pessoas participando, mas acredito que foi decorrente de uma pesada e forte chuva que antecedeu o evento na noite de sexta-feira. Acredito que isso também contribuiu para a ausência das pessoas. Tivemos também um problema de ordem de segurança, em que 27 presos da cadeia de Nova Mutum fugiram. Alguns foram inclusive encontrados em Lucas do Rio Verde, e então pode ser que as pessoas preferiram se resguardar em suas residências para não ficarem expostas a algum perigo”, avaliou o farmacêutico-conselheiro do CRF-MT, Wagner Martins Coelho.
Para o conselheiro, o projeto de educação continuada que o CRF-MT vem desenvolvendo em parceria com o Conselho Federal é fundamental. “Nas diretorias anteriores em que eu participei isso foi um ponto-chave para que os problemas decorrentes da profissão sejam minimizados. A informação, a capacitação e a atualização dos profissionais é fundamental para que as ferramentas de trabalho sejam conhecidas. Os problemas decorrentes da falta de informação podem ser sanados, e quem ganha não é apenas o profissional, mas principalmente a população, pelos bons serviços que serão prestados por esses farmacêuticos no Estado”.
Além de Wagner Coelho e Ednaldo Anthony pelo CRF, quem também participou da programação em Lucas do Rio Verde foi o presidente do Sinfar, Wille Calazans. Foi ele, por sinal, quem se encarregou da fala inicial na noite de sexta-feira, fazendo uma abordagem sobre as atividades sindicais e sobre a função, os objetivos, os direitos e deveres do farmacêutico e o quanto é importante a união da categoria para conquistas profissionais. Segundo Wille, uma categoria unida, sem dúvida alguma, será forte no mercado de trabalho.
Algumas situações, no caso da palestra de Wagner Coelho, já desencadearam em novas ações do Conselho, referentes à propaganda e publicidade de medicamentos de maneira irrregular. O CRF-MT irá tomar providências no sentido de que a legislação seja cumprida.