Departamento Nacional de Auditoria do SUS convida CFF para firmar acordo de cooperação
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) foi convidado pelo o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS/MS) para realizar um acordo de cooperação no sentido de contribuir para a melhoraria dos resultados de programas de governo, inclusive do Farmácia Popular do Brasil.
O diretor do DENASUS/MS, Cláudio Azevedo Costa, recebeu representantes do CFF. “Essa reunião é a primeira de uma longa caminhada. Faremos um trabalho de grande porte para avaliar o Programa Farmácia Popular e buscar soluções para possíveis falhas na execução do programa. Acreditamos que, para buscar soluções em política pública, é necessário ter a colaboração dos demais parceiros. Por isso, também já fizemos contato com outras instituições, a exemplo do Conselho Federal de Medicina”, disse o diretor.
Josélia Frade, assessora da presidência do CFF, elogiou a seriedade do trabalho apresentado pelo DENASUS e reafirmou a importância das parcerias. “As instituições precisam se unir no sentido de melhorar a eficiência das políticas públicas. Ações conjuntas podem contribuir para qualificar os programas de governo. Espero que essa parceria contribua nesse sentido.”
A coordenadora-geral de Promoção do Sistema Nacional de Auditoria, Jacqueline Rico Coque, que é farmacêutica, destacou que o intuito de programas como o Farmácia Popular não deve ser somente aumentar o acesso da população aos medicamentos, mas também melhorar o acesso.
O Termo de Cooperação deverá ser formalizado durante a Reunião Geral do CFF, no mês de março. Também participaram da reunião a conselheira federal de Farmácia pelo estado de Mato Grosso do Sul, Márcia Saldanha, o assessor jurídico do CFF, Fillipe Guimarães de Araújo, e o auditor do CFF, Dôglas Sousa de Andrade.
Fonte: Comunicação do CFF