Curso de Vacinação do CFF foi um sucesso em Mato Grosso
Mais 26 farmacêuticos mato-grossenses acabam de ser habilitados para a prestação de serviços de vacinação, com o cumprimento das atividades práticas do curso de “Serviço de Vacinação por Farmacêuticos”, capacitação ofertada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), em parceria com o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT).
As aulas práticas ocorreram na sexta-feira e no sábado (24 e 25 de março), no auditório do Crefito9, em Cuiabá, sob a instrução dos facilitadores Dr. André Luís dos Santos e a Dra. Rejane Patroni Cação, que integram o corpo docente do programa de capacitação do CFF.
Antes do início das atividades, os farmacêuticos foram recepcionados pelo presidente do CRF-MT, Dr. Luís Köhler. Em sua fala, o gestor disse que os farmacêuticos precisam estar cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho e que o CFF e o CRF-MT têm buscado proporcionar essas oportunidades de qualificação.
O Dr. Luís Köhler, parabenizou o CFF pelo curso e disse que para além de ser um instrumento importante para qualificação continuada, ajuda a melhorar o desempenho e conhecimento dos farmacêuticos na área de vacinação. “Este curso teve um currículo de uma elevada qualidade e todos estão de parabéns por terem concluído com sucesso”, disse o presidente.
A vice-presidente do CRF-MT, Cristina Reis, destacou a importância do curso na melhoria da prestação dos serviços farmacêuticos e agradeceu ao Conselho Federal de Farmácia por promover esta qualificação aos mais de 19 mil farmacêuticos do Brasil, que foi muito bem avaliado pelos participantes. “A formação tem como principal objetivo capacitar os profissionais farmacêuticos para a prestação do serviço de vacinação, bem como destacar os papéis que podem ser desempenhados pelo farmacêutico”.
Köhler aproveitou para agradecer a parceria com o Conselho Regional de Fisioterapia de Mato Grosso (Crefito9) por ter cedido o local para realização do evento. Além disso, parabenizou também os facilitadores pelo curso, Dr. André Luís dos Santos e a Dra. Rejane Patroni Cação por dividir o conhecimento deles com os farmacêuticos de Mato Grosso.
A farmacêutica de Peixoto de Azevedo, Dra. Adriana Wrzecionek, que trabalha em uma farmácia hospitalar afirmou que é sempre bom participar desse tipo de qualificação, já que a área farmacêutica é muito dinâmica. Para ela os casos que foram mostrados no curso, aproximaram o conteúdo apresentados à realidade dos atendimentos.
Já a farmacêutica de Barra do Garças, Dra. Gracielle Oliveira, disse que o curso foi excelente, pois conseguiu sanar todas as dúvidas em relação de como atender o paciente na hora da vacinação. Além disso, ressaltou o conhecimento dos professores do curso o que foi de extrema importância. “Esperamos que outros farmacêuticos possam vir a se qualificar neste curso, pois além de ser um curso maravilhoso, ele é gratuito para a categoria”.