Evento de inovação farmacêutica reúne profissionais e estudantes de Farmácia na UFMT
Começou por volta das 9h da manhã de hoje (07), no Auditório da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFMT (FACC), a Oficina Inovação Farmacêutica & Propriedade Intelectual, promovida pela Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, em que o presidente do Regional, Alexandre Henrique Magalhães, e o Conselheiro Federal, José Ricardo Amadio, serão homenageados com a Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica, com outros Farmacêuticos. A outorga da láurea ocorrerá logo após a palestra de abertura, proferida pelo Professor Lauro Moretto.
Organizado em Mato Grosso pela Academia em conjunto com o CRF-MT e UFMT, o evento conta com apoio do Conselho Federal de Farmácia e de praticamente todas as Faculdades de Farmácia do Estado, além de outras entidades e instituições.
Leia mais
Com 6 horas de duração e idealizada pela Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil – Academia Nacional de Farmácia, a Oficina tem por objetivo aproximar profissionais regionais e disseminar conhecimentos sobre as mais diversas oportunidades para inovação no segmento farmacêutico, dentro de um contexto histórico e com vistas ao futuro. Visa, ainda, disseminar conhecimentos sobre propriedade intelectual, especialmente sobre o uso de patentes e informações tecnológicas em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, assim como temas essenciais para a efetiva tradução de ciência em desenvolvimento tecnológico, econômicos e sociais.
A oficina se estenderá até o final da tarde.
Programa:
08h30-09h00 – Credenciamento
09h00-09h15 – Abertura
09h15-09h30 – Apresentação da Academia Nacional de Farmácia
09h30-10h30 – O Círculo Virtuoso da Inovação Farmacêutica
10h30-11h00 – Outorga da “Láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica” a profissionais que reconhecidamente tenham se destacado em atividades de prestação de serviços, produção científica, disseminação do conhecimento e empreendedorismo em ciências farmacêuticas e afins.
11h00 – 11h15 – Intervalo
11h15-12h30 – A Propriedade Intelectual no contexto farmacêutico, com destaque as patentes.
12h30-14h00 – Intervalo 14h00-15h15 – Uso estratégico de patentes e informações patentárias
15h15 -15h30 – Intervalo 15h30-17h00 – Fontes, ferramentas e sistemas de busca e análise de informações, com foco na área farmacêutica. Exemplo de caso: roteiro para análise preliminar de cenário, para o desenvolvimento de combinação de dose fixa de fármacos 17h00 -17h30 – Encerramento.