CRF_MT sedia palestra com pesquisadora da Fiocruz, no dia 10 de outubro
Por: Luiz Perlato
Fonte: CRF-MT
A palestra ocorreu no Auditório do CRF-MT, no Centro Político Administrativo, numa promoção da Secretaria de Saúde do Estado, através da Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica do Estado de Mato Grosso.
Com o apoio do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) e outras entidades, aconteceu, no dia 10 de outubro, uma palestra sobre ‘Qualidade dos estudos na Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), com a doutora Flávia Tavares Elias, pesquisadora da Fiocruz.
A palestra ocorreu no Auditório do CRF-MT, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá-MT, numa promoção da Secretaria de Saúde do Estado, através da Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica do Estado de Mato Grosso. Além do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso, também patrocinaram o evento a Escola de Saúde Pública e o Governo do Estado de Mato Grosso.
Alexandre Magalhães ressaltou que o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso fez questão de entrar na parceria deste evento, cedendo espaço e ajudando na divulgação, tendo em vista a importância do debate que será realizado com a especialista da Fiocruz. “A palestra dela foi complementada por discussões, e proporcionando maiores conhecimentos aos profissionais e acadêmicos de Farmácia e da área da saúde em geral”, explicou ele.
Manuais de saúde
Neste mesmo dia teve o lançamento de duas cartilhas de saúde. Conforme as explicações da Presidente da Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica de Mato Grosso, doutora Lucí Emília de Oliveira, trata-se de manuais sobre o acesso e uso de medicamentos.
“Um desses manuais foi desenvolvido com o objetivo de esclarecer e orientar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre políticas e práticas seguras de utilização dos medicamentos em geral”, explicou a doutora, acrescentando que uma das finalidades é contribuir com a garantia do acesso universal e igualitário das ações e serviços de promoção, proteção e recuperação de saúde, e, consequentemente, ajudar o Brasil a oferecer um Sistema de Saúde de melhor qualidade.
A outra cartilha foi elaborada em forma de perguntas e respostas e retrata o modo como se organiza a assistência farmacêutica de Mato Grosso, buscando abordar e diversificar as questões ligadas ao acesso e ao uso racional dos medicamentos. O manual mostra a disposição dos gestores da saúde e seus profissionais, bem como os membros do poder judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Procuradoria Geral do Estado, em colaborar com a assistência farmacêutica no Estado.