CRF-MT realiza Live sobre ‘Câncer de Mama: Uma história de coragem e superação’
Como forma de reforçar a importância da prevenção ao tratamento do câncer de mama, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT), em ação conjunta com a Superintendência de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SAF/SES) realiza nesta quarta-feira (21.10) uma live sobre Câncer de Mama: Uma história de coragem e superação com a Dra. Gilcilene Chaer.
O evento é gratuito e acontece às 19h, pelo aplicativo Google Meet. Os interessados podem fazer a inscrição por meio do link: https://bit.ly/2T9LPdR e receberão certificados de participação.
Durante a live, que faz parte das ações do CRF-MT e da SAF em alusão ao Outubro Rosa, os participantes poderão se informar sobre sintomas, causas que ocasionam o aparecimento do tumor, tratamentos, prevenção e terapias alternativas que favorecem ou minimizam o desconforto causado pelo tratamento.
O farmacêutico Walder Rocha da Farmácia do Componente Especializado de Mato Grosso informa que esse tema deve ser discutido durante o ano todo. “Nossa expectativa é de que possamos conscientizar os participantes sobre as diversas situações que colocam em risco a saúde das pessoas, principalmente das mulheres, orientando-as sobre as principais medidas para sua promoção e prevenção ao câncer de mama”.
O presidente do CRF-MT, Iberê Ferreira da Silva Junior destaca a importância do papel do farmacêutico na promoção e prevenção a saúde. “Não podemos deixar de orientar a sociedade em relação a esse tema, pois é primordial o diagnóstico precoce e, portanto, é necessário um tratamento adequado, caso o câncer ocorra. Por isso, a relevância de iniciativas como o Outubro Rosa”.
A palestrante Dra. Gilcelene Chaer ressalta que alguns hábitos saudáveis também ajudam a prevenir a doença. “Estima-se que, com uma boa alimentação e atividade física, é possível reduzir o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Por isso, é tão importante controlar seu peso, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios pelo menos três vezes por semana. A amamentação também considerada um fator protetor”, explica a farmacêutica.
O câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 30% dos casos novos da doença a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Informações sobre a doença podem ser obtidas na página do Ministério da Saúde e do INCA.