CRF-MT realiza 5ª Reunião Plenária
O Plenário do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) esteve reunido na manhã desta quinta-feira (18.05). A pauta da 5ª Reunião foi aprovada pelos conselheiros regionais, bem como as Atas das Reuniões Plenárias Ordinária e Extraordinária de abril. Além disso, houve a aprovação das Deliberações Nº 023 e 024/2023.
Os conselheiros regionais aproveitaram a ocasião para fazer os informes do mês de maio. Foi abordada a parceria do CRF-MT com o UNIVAG na ação desenvolvida na Praça Alencastro, em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. Também, foi tema a entrega da Comenda de Honra ao Mérito Farmacêutico, que teve o objetivo de parabenizar e incentivar ainda mais os profissionais que se destacaram nos seus campos de atuação, bem como duas autoridades públicas e um farmacêutico do ano.
O presidente do CRF-MT, Dr. Luís Köhler, explicou que a Comenda do Mérito Farmacêutico teve o objetivo de homenagear os profissionais farmacêuticos de várias áreas de atuação, pela esplêndida contribuição à classe farmacêutica e à sociedade. Além disso, reconheceu a importância e a contribuição dos farmacêuticos para o desenvolvimento da profissão em âmbito estadual.
A conselheira regional, Dra. Donata Norman agradeceu a parceria do CRF-MT com o UNIVAG e disse que a ação realizada no dia 05 de maio, aproximou os acadêmicos do curso de Farmácia no Conselho. “Essa atividade teve o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde. Atendemos cerca de 200 pessoas que passaram pela Praça Alencastro e receberam orientação preventiva sobre os cuidados com a pressão arterial e com a glicemia capilar”.
Outro ponto destacado nos informes pela vice-presidente do CRF-MT, Dra. Cristina Reis foi a notificação à Prefeitura Municipal de Acorizal, em relação ao concurso público que prevê vaga para bioquímico ou biomédico na mesma função. Contudo, na descrição das competências do cargo, existem funções exclusivas do farmacêutico. Além disso, o salário oferecido está abaixo do mercado de trabalho.
A Dra. Cristina destaca que, diante disso, foi necessário notificar a prefeitura para que eles revejam o edital e atualizem os valores salariais dos farmacêuticos. “Os gestores municipais devem se atualizar quanto ao valor salarial e à carga horária, e rever essas vagas ofertadas a outros profissionais, incluindo atividades privativas dos farmacêuticos. O Conselho cobra garantias mínimas para uma assistência farmacêutica de qualidade. É preciso garantir boas condições de trabalho, desde o ingresso dos profissionais até o cuidado com a população”, finaliza.