CRF-MT promove a Webinar: Farmácia Viva – Como o Farmacêutico pode contribuir com a sua implantação
As plantas medicinais destinadas a fins terapêuticos existem como uma das mais antigas formas de prática de cura para diversas doenças da humanidade. Pensando nisso, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) promove a Webinar: Farmácia Viva – Como o Farmacêutico pode contribuir com a sua implantação.
Os interessados podem se inscrever por meio deste link: https://bit.ly/3Uo7g9X com direito a certificado de participação de duas horas.
O Webinar tem o objetivo de promover a educação continuada na busca de orientar e contribuir na qualidade da formação técnica e ética do farmacêutico. Lembrando que a Farmácia Viva constitui o serviço de saúde da assistência farmacêutica, que realiza etapas como cultivo, colheita e processamento de plantas medicinais, bem como, manipulação e a dispensação de magistrais.
De acordo com a farmacêutica e secretaria geral do CRF-MT, Dra. Isanete Bieski o profissional farmacêutico deverá conhecer as etapas da cadeia produtiva, as quais envolvem a regulamentação do setor, as diferentes formas de acesso, o uso de plantas medicinais e fitoterápicas. No contexto da assistência farmacêutica, é imprescindível conceituar planta medicinal, fitoterápico e ainda particularizar medicamentos fitoterápicos.
“A Farmácia Viva é uma grande escola e um grande exemplo para o mundo. É um marco histórico para o Brasil e modelo para todos os países, principalmente os subdesenvolvidos”, destacou a palestrante, Dra. Isanete Bieski.
Palestrantes
Os palestrantes são todos especialistas no assunto da Farmácia Viva e Fitoterapia.
A secretaria geral do CRF-MT, Dra. Isanete Bieski é farmacêutica, bióloga e química, possui sete especializações em diversas áreas, mestrado, doutorado em Ciências da Saúde e pós-doutorado em Etnobotânica de Plantas Medicinais pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Experiências há mais de 20 anos na área de Fitoterapia pública e privada.
Já o Dr. Bernardo Augusto de Freitas Dornelas é farmacêutico, especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica, especialista em Fitoterapia Clínica, mestre em Aspectos Bioéticos e Jurídicos da Saúde. Além disso, é farmacêutico coordenador do Horto de plantas medicinais e Farmácia Verde de São Gotardo-MG (Projeto Farmácia Viva do SUS) há 10 anos, entre outros.
A Dra. Mary Anne Medeiros Bandeira, é farmacêutica, especialista em Farmacoquímica, tem mestrado e doutorado (2002) em Química pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Professora das Disciplinas de Farmacognosia e de Fitoterapia da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácias Vivas, atuando principalmente nos seguintes temas: Fitoterapia em Saúde Pública, Etnofarmacologia, Farmacovigilância, Controle de Qualidade de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e Fitoquímica de Produtos Naturais.