CRF-MT passa a adotar modalidade do pregão em suas compras
Por: Luiz Perlato
Fonte: CRF-MT
O Conselho Regional de Farmácia de Mato (CRF-MT) está para realizar mais uma uma coisa inédita na sua história. A aquisição de materais pelo Conselho, que até hoje nunca ocorreu através de pregão, passará a ser feita desta forma.
O CRF-MT sempre utilizou outras ferramentas de licitação, como carta-convite e tomada de preços, mas hoje em dia todos os órgãos de controle externo e interno, a gestão pública, enfim, é levada para o pregão, seja ele presencial ou eletrônico, e também o sistema de registro de preços.
O presidente do Conselho, Alexandre Henrique Magalhães, explica que isso irá conferir maior economia nas contas públicas e maior agilidade no processo de aquisição. “A gente consegue garantir melhores produtos com melhores preços, garantindo também uma melhor administração ou melhor uso dos recursos”, diz ele, complementando que a atual Diretoria vinha tentando implementar o pregão, mas havia necessidade de capacitação, que é o que uma das coisas que o Conselho tem priorizado em suas ações nos últimos dois anos.
Após investir na capacitação de toda equipe, incluindo os membros da comissão permanente de licitação e contratos, o CRF-MT nomeou dois pregoeiros. De acordo com uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado, a funcionária Ronise Botelho Araújo é a pregoeira oficial, e o funcionário Odilo Renato da Silva, o pregoeiro substituto. Com isso, a próxima compra de produtos já deverá ser feita no pregão.
Para Ronise, a A adoção desta modalidade licitatória pelo CRF/MT permirá uma gestão mais eficiente dos recursos financeiros disponíveis. “A Modalidade de Licitação – Pregão é hoje amplamente utilizada na Administração Pública, por ser uma modalidade de contratação com maiores vantagens para o contratante, à medida que assegura o melhor preço sem afastar a qualidade na aquisição de bens e serviços, preservando os princípios basilares da Administração Pública”.
Segundo ela, ser a pregoeira do CRF/MT é muito importante. “Estou adquirindo maiores conhecimentos nessa área e maiores responsabilidades. Da decisão do pregoeiro dependerá o que a administração estará adquirindo ou contratando”.
Alexandre Magalhães destaca que tudo isso só foi possível graças a uma parceria com o Conselho Federal de Farmácia. “A gente agradece demais ao Dr. Walter, presidente do CFF, pelo apoio que ele dá, incansavelmente, aos conselhos regionais, na melhoria da gestão do CRF. Tanto é que ele encaminhou a pregoeira Marlúcia, uma pessoa excelente que ficou conosco uma semana, treinando, orientando e instruindo a nossa equipe, deixando editais praticamente prontos, fazendo simulações de pregão, e aí, finalizando esse processo, o Conselho Regional investiu na capacitação de seus servidores e enviou os seus dois pregoeiros a Brasília, para que eles fizessem um curso de formação de pregoeiros. Eles ficaram lá três dias estudando e hoje estão diplomados e certificados com o curso”.
Conforme o presidente do CRF-MT, a implantação do sistema de compra através de pregão é uma prova de que a Diretoria está investindo na equipe para melhor atender à sociedade e à categoria. “Este é o objetivo do Conselho: atender ao farmacêutico e à sociedade”, conclui Alexandre Magalhães.