CRF-MT parabeniza a todos os Farmacêuticos!
O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) comemora neste sábado (25.09), o Dia Internacional do Farmacêutico e aproveita para mostrar para a população a importância deste profissional.
O farmacêutico faz da sua arte e ciência a cura dos males da humanidade, sejam na área de plantas medicinais, fármacos, medicamentos e cosméticos, realizando as interpretações dos exames clínicos e toxicológicos, como também na área de alimentos.
Os farmacêuticos são profissionais da saúde de tradição milenar desde a manipulação de plantas medicinais na arte da cura até a atualidade com o apogeu dos fármacos sintéticos e a preparação da vacina contra o coronavírus. Atualmente o farmacêutico dispõe de aproximadamente 135 áreas de atuação e é instigado constantemente a se aperfeiçoar. Sendo assim, esse profissional possui uma grande responsabilidade social.
A principal diferença da profissão de antigamente para a dos tempos atuais, é que antes a matéria prima principal era extraída da natureza e conhecimento baseado na observação da mesma. Hoje o trabalho dos farmacêuticos acontece com materiais sintéticos e fitoterápicos, processados a partir do conhecimento agregado através do ensino superior regulamentado, e em conjunto com as novas tecnologias e inovações.
Direito à assistência farmacêutica
Desde a Lei 5991 de 1973 é direito da população contar com um farmacêutico em qualquer farmácia do país, o que foi ratificado pela Lei 13.021/14.
Para o presidente do CRF-MT, Iberê Ferreira da Silva Junior, diante de um cenário de incertezas e disseminação de várias notícias falsas em relação ao uso de medicamentos, ter acesso fácil a um profissional de saúde como o farmacêutico é fundamental para evitar esse tipo de problemas.
“Mais que fornecedores de medicamentos, os farmacêuticos são profissionais prestadores de cuidado que se esforçam para melhorar a qualidade de vidas das pessoas acometidas por enfermidades. Parabenizamos a todos os profissionais da área pelo seu dia”, destacou Iberê.