CRF-MT notifica e questiona o Edital do concurso público da Prefeitura de Acorizal
O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) notificou a Prefeitura Municipal de Acorizal sobre o concurso público que prevê vaga para bioquímico ou biomédico na mesma função. Contudo, na descrição das competências do cargo, existem funções exclusivas do farmacêutico. Além disso, o salário oferecido está abaixo do mercado de trabalho.
A vice-presidente do CRF-MT, Dra. Cristina Reis esclarece que em todo o Estado, editais de processos seletivos e concursos públicos continuam oferecendo a estes profissionais salários incompatíveis com sua capacidade técnica, não considerando a importância dos farmacêuticos e o cuidado na assistência farmacêutica e a saúde da população.
“Em especial tratamos hoje do edital para concurso público da Prefeitura Municipal de Acorizal, cuja chamada se encontra aberta, onde se estipula para o farmacêutico a remuneração irrisória de R$ 2.200,00 por 40 horas de trabalho. Além de ofertar vaga para bioquímico ou biomédico com as funções do farmacêutico.
A Dra. Cristina destaca que diante disso, foi necessário notificar a prefeitura para que eles revejam o edital e atualizem os valores salarias dos farmacêuticos. “Os gestores municipais devem se atualizar quanto ao valor salarial e a carga horária e rever essas vagas ofertadas a outros profissionais com as mesmas especificações dos farmacêuticos. O Conselho cobra garantias mínimas para uma assistência farmacêutica de qualidade. É preciso garantir boas condições de trabalho, desde o ingresso dos profissionais até o cuidado com a população”, finaliza.