CRF-MT manifesta repúdio a tentativa de feminicídio da farmacêutica, Nádia Mendes Vilela
O Conselho Regional de Farmácia (CRF-MT) vem a público manifestar o profundo sentimento de repúdio ao caso de tentativa de feminicídio, contra a farmacêutica, Nádia Mendes Vilela ocorrido na última segunda-feira (28.06), em Tangará da Serra.
O CRF-MT se solidariza à família de Nádia Mendes Vilela, que em meio a essa incalculável dor, pede orações para que ela possa se recuperar e voltar para casa.
O Brasil é o quinto país do mundo mais violento contra as mulheres. A cada 2 segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil. A cada 22.5 segundos, uma mulher é vítima de espancamento ou tentativa de estrangulamento no Brasil. A cada 2 horas, uma mulher é assassinada no Brasil.
A Lei Maria da Penha é uma importante conquista das mulheres brasileiras e foi criada para coibir a violência doméstica e familiar contra as mulheres. Mas ainda requer aprimoramentos. É preciso considerar os indicadores que levam a situação de violência e que mantém as mulheres em relações abusivas, entre eles, a estrutura patriarcal e machista que naturaliza as relações desiguais de gênero.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, as mulheres levam em média 10 anos para denunciar a violência sofrida. Muitos fatores contribuem para a reprodução da violência contra as mulheres, uma delas é a ausência de políticas públicas que assegurem transversalidade de gênero e articulem prevenção, promoção e punição.
Disque 180 – É um serviço público, gratuito, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.